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Representantes da educação superior debatem eixos da CRES+5

Consulta pública faz parte da etapa preparatória para o evento de seguimento da Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe, que ocorrerá em 2024, em Brasília

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Foto Reprodução: Ministério da Educação (MEC)

Nesta quinta-feira, 30 de novembro, ocorreu mais uma consulta pública em preparação para o evento de seguimento da Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe 2018 (CRES+5), que acontecerá de 13 a 15 de março de 2024, em Brasília. Durante o encontro, representantes de instituições de ensino superior e outros atores interessados ​​no ensino superior debateram acerca do Eixo Temático 6 da CRES+5: “O papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe”.  

A Conferência será promovida pelo Brasil em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mediante o Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC). Cada Grupo de Trabalho (GT) referente aos 12 Eixos Temáticos da CRES+5 tem realizado consultas públicas, por meio de eventos virtuais, com o objetivo de debater e recolher informações sobre os assuntos tratados pelos respectivos Eixos. Os encontros contam com a participação de especialistas e são coordenados pelos consultores de cada GT. As contribuições aportadas pelos participantes em cada encontro são sistematizadas pelos consultores os quais são responsáveis pela elaboração do documento-base de cada Eixo Temático da CRES+5.  

As consultas públicas começaram em setembro e irão até janeiro de 2024, por meio da plataforma Zoom e são abertas a toda a comunidade, mediante inscrição prévia.  Por meio das consultas públicas, as quais contam com o apoio do IESALC/Unesco e do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), busca-se enriquecer o debate e as contribuições para a construção consensual da CRES+5, ampliando a representatividade e a relevância para todos os atores do ensino superior da região. 

Agenda – A próxima consulta pública para a CRES+5 será na segunda-feira, 4 de dezembro, às 17h (horário de Brasília), por meio da plataforma Zoom. sobre assuntos relacionados ao Eixo Temático 1: Ensino Superior como parte do Sistema Educacional.  

CRES+5 – Um dos compromissos indicados na 3ª Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe (CRES 2018), realizada em Córdoba (Argentina), foi realizar uma reunião de seguimento cinco anos depois, a CRES+5. A proposta é promover um processo participativo para destacar os avanços alcançados, os desafios que permanecem e as questões emergentes, em particular na fase posterior à Pandemia. Na CRES 2018, foi aprovada uma Declaração e se estabeleceu um ambicioso Plano de Trabalho para o período 2018-2028.     

O plano de ação criado na CRES 2018 possui algumas diretrizes, entre elas estão: o papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe; a educação superior, diversidade cultural, interculturalidade, internacionalização e integração regional na América Latina; a pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motor do desenvolvimento humano, social e econômico para a América Latina e o Caribe; e a formação de professores.    

 Além dos sete eixos temáticos em torno dos quais girava a CRES 2018, a Primeira Reunião Preparatória da CRES+5 — realizada em março de 2023, em Córdoba, na Argentina — definiu e acrescentou novos eixos para coordenar e orientar os debates regionais sobre a educação superior na América Latina e Caribe. Para coordenar os trabalhos de cada eixo temático, foi formado um Grupo de Trabalho composto por especialistas. Mais informações sobre os eixos temáticos estão disponíveis na página da Unesco. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu 


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