Por Jorge Audy, representante da PUC-RS no Pacto Alegre
Há exatos cinco anos, iniciamos uma jornada transformadora para a área de inovação de Porto Alegre. Fruto de três décadas de construção e acúmulos de atores da quádrupla hélice: universidades, governo, empresas e sociedade civil organizada. Os reitores das três principais universidades de Porto Alegre, estimulados por lideranças empresariais importantes e apoio do governo municipal, mostraram que era possível atuar juntos e de forma colaborativa pelo bem da sociedade. Nesse contexto, criamos a Aliança pela Inovação de Porto Alegre.
Isso não ocorreu sem resistências, internas e externas. Mas os desafios foram superados e o Pacto Alegre foi oficialmente lançado em 26 de março de 2019, com importantes objetivos e uma clara visão de futuro compartilhada por muitas pessoas e lideranças de nossa cidade.
Naquele momento, e até hoje, nos entendemos como um movimento que busca transformar a Capital em uma referência como ecossistema global de inovação de classe mundial, que potencialize nossas competências, que esteja alicerçado em valores e propósitos e que atraia talentos. Temos origem na sociedade civil organizada de nossa cidade, envolvendo empresários, acadêmicos, cidadãos e atores públicos inquietos com o futuro.
“Alicerçamos nossa ação na criatividade, nas novas tecnologias e na inovação, tendo as pessoas como agentes de transformação da sociedade”
Alicerçamos nossa ação na criatividade, nas novas tecnologias e na inovação, tendo as pessoas como agentes de transformação da sociedade – com alto impacto social e ambiental – e dos negócios, desde as startups até as grandes empresas. Cooperamos e atuamos JUNTOS na construção de um ambiente inspirador, que contribua para a criação de um futuro melhor para os porto-alegrenses.
Apresentamos essa visão de futuro na forma de manifesto quando reunimos pela primeira vez a mesa do Pacto. Desde então, implantamos projetos de grande impacto, como a criação do Instituto Caldeira no 4° Distrito, a Marca de POA, a Cidade Educadora, o Pintando POA, os Territórios Inovadores e o South Summit Brasil em Porto Alegre, entre outros. Projetos e ações que estão mudando a Capital, ensinando e mostrando que juntos somos melhores e voamos mais longe e mais alto. Também estamos aprendendo que colaborando podemos inovar e empreender, gerar impacto social e econômico sustentável, pelo bem das pessoas que vivem na capital dos gaúchos. Esse é nosso compromisso e nossa inspiração na busca de um futuro melhor para nossa gente.
Fonte: GHZ
Foto de capa: Camila Cunha/PUCRS