Instituições de educação superior podem se manifestar sobre classificação preliminar de novos cursos pelo Sistema Enade. Manual está no portal do Inep
O sistema do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) ficará aberto até o próximo domingo, 26 de junho, para as instituições de educação superior se manifestarem sobre a classificação preliminar de novos cursos conforme a Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil).
Ao todo, 356 instituições devem se pronunciar quanto à classificação de 737 novos cursos apresentados no menu “Classificação de Curso Cine Brasil” do Sistema Enade, referentes à edição 2022/1. Os novos cursos em fase de classificação preliminar se referem àqueles com processos concluídos no Cadastro e-MEC entre 14 de outubro de 2021 e 18 de abril de 2022, que não foram classificados pelas instituições de educação superior no momento do cadastro.
O procedimento deve ser realizado pelo procurador institucional, em conjunto com o coordenador de cada curso, conforme o Ofício-circular n.º 0934023/2022, enviado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As classificações já realizadas em etapas de manifestação anteriores ou classificações realizadas pelas próprias instituições podem ser verificadas no Cadastro e-MEC.
Materiais – O Inep disponibiliza, em seu portal, o tutorial “Manifestação sobre a Classificação Preliminar dos Novos Cursos”. Além disso, o instituto dispõe do e-mail classifica.curso@inep.gov.br para esclarecimento de dúvidas.
Cine Brasil – A classificação de acordo com a Cine Brasil é um pré-requisito fundamental para a disseminação de pesquisas estatísticas da educação superior do País. Ela é utilizada como referência para enquadramento de cursos a serem avaliados no Enade, para designação das comissões de avaliação in loco dos cursos de graduação e como referência de classificação de cursos por meio do Cadastro e-MEC.
Confira o tutorial Manifestação sobre a Classificação Preliminar dos Novos Cursos”
Saiba mais sobre a Cine Brasil