Abertura da submissão de propostas começa dia 28 de março. A Chamada visa dar continuidade à transição do antigo modelo de quotas para o novo modelo por meio do apoio a projetos institucionais de pesquisa propostos pelos Programas de Pós-Graduação
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou nesta segunda-feira, 21, a Chamada CNPq n° 07/2022 – Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado – Ciclo 2022.
A iniciativa visa dar seguimento à diretriz de realinhamento da concessão de bolsas de pós-graduação do CNPq por meio de uma transição gradual do sistema de quotas de bolsas para o novo modelo de concessão, via Projetos Institucionais de Pesquisa, atendendo à missão precípua do CNPq de fomentar a pesquisa de excelência. Tais projetos devem ser apresentados pelos Programas de Pós-Graduação (PPGs) e devem conter, de forma global, o direcionamento da pesquisa nos respectivos cursos.
Nesse sentido, a Chamada concederá bolsas de Mestrado e de Doutorado no País aos PPGs que dispuserem de bolsas GM e/ou GD provenientes do modelo de concessão por quotas do CNPq, cuja vigência encerra-se no ano de 2022.
Os PPGs que pretendem concorrer às duas modalidades de bolsa (Mestrado e Doutorado) deverão submeter apenas uma única proposta a esta Chamada Pública, incluindo as bolsas do 1º e 2º Semestres de 2022.
As propostas devem ser enviadas por meio da Plataforma Integrada Carlos Chagas – PICC, no período entre 28 de março e 6 de maio de 2022.
Clique aqui e acesse o texto completo da Chamada CNPq n° 07/2022 – Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado – Ciclo 2022.
Fonte: CNPq