Iniciativa de 2013 tornou-se política pública do CNPq
O Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação – MAI/DAI tem sua origem baseada no projeto piloto intitulado inicialmente “Doutorado Acadêmico Industrial”. A proposta inicial foi de um programa de doutoramento vinculado à indústria e teve como motivação o interesse em oferecer aos estudantes de doutorado a oportunidade de desenvolverem projetos de pesquisa mais aplicados à realidade e às necessidades do setor industrial brasileiro, como também oferecer às empresas os benefícios da pesquisa e do desenvolvimento em alto nível.
O projeto piloto iniciou com 20 (vinte) bolsas de doutorado no país, com ampliação em 2017 de mais 30 (trinta) bolsas.
Em 2018 foi lançada a Chamada Pública CNPq nº 23/2018 – Programa Doutorado Acadêmico para Inovação – DAI, tendo sido aprovado o total de 38 (trinta e oito) propostas, com a concessão de 266 (duzentas e sessenta e seis) bolsas.
Em 2019, devido ao êxito da ação, a política foi ampliada, passando a ser composta também por bolsas de mestrado no país e bolsas de iniciação tecnológica industrial.
Em 2020, por meio de normativo do CNPq foi criado o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação – MAI/DAI. Ainda naquele ano, foi lançada a Chamada Pública CNPq nº 12/2020 – Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação – MAI/DAI, com o objetivo de fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), tendo sido aprovada a concessão de 2.102 bolsas no País, nas modalidades Doutorado, Mestrado e Iniciação Tecnológica Industrial, com investimento total de R$ 50,91 milhões por parte do CNPq. Nessa Chamada, foram contempladas 59 instituições das diferentes regiões do país, cerca de 66% das proponentes, com projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em parceria com a indústria.
Assim, por meio desse Programa, o CNPq busca fomentar a pesquisa aplicada, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, apoiando projetos inovadores pela pesquisa acadêmica; estimula a criação de redes de parcerias entre ICTs e empresas para a execução de projetos de pesquisa e de tecnologia inovadoras; auxilia as empresas no desenvolvimento ou na melhoria de produtos, processos e serviços que favoreçam o avanço de setores econômicos estratégicos; além de promover ações de educação, popularização e/ou divulgação científica.
A Portaria CNPq Nº 746/2022 atualiza o normativo do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação – MAI/DAI do CNPq, mantendo-se a orientação de que a adesão das ICTs participantes ao programa não implica na criação de novos cursos de pós-graduação, ou na sua vinculação, necessariamente, a um Programa de Pós-Graduação (PPG) específico.