interna portal 13 05
interna portal 13 05

Educação especial e egressos das licenciaturas são tema de seminário

Quarto encontro Pesquisa Inep está disponível no canal do Inep no YouTube. Live prossegue debate sobre produção de estudos para subsidiar novo PNE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, na última terça-feira, 13 de maio, o quarto encontro do novo ciclo de seminários Pesquisa Inep. A transmissão está disponível no canal do Instituto no YouTube. O próximo e último seminário do ciclo acontece no dia 20 de maio.

Os textos fazem parte do volume 10 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais: Contribuições ao Novo Plano Nacional de Educação (PNE) – Redução das Desigualdades. A iniciativa dá continuidade ao debate sobre a produção de análises e evidências relativas ao desenvolvimento da educação no Brasil, com o objetivo de contribuir tecnicamente para a construção do novo PNE.

Educação Especial – O estudo “A Trajetória Educacional como Estratégia para Monitorar o Direito à Educação dos Estudantes do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE)” descreve a trajetória escolar de estudantes nascidos entre julho de 2000 e junho de 2001, com enfoque em estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação.

A pesquisa, realizada por Clara Etiene, Adriano Senkevics e Clarissa Guimarães, acompanhou mais de 3,3 milhões de alunos entre 2007 e 2019, dos quais cerca de 119 mil (3,5%) pertencem ao público-alvo da educação especial (PAEE).

Os dados, extraídos do banco longitudinal do Censo Escolar da Educação Básica, revelam que apenas 15% dos estudantes do PAEE concluíram a educação básica com trajetória regular, enquanto entre os demais estudantes esse índice é de 42%. Os alunos com deficiência intelectual, surdez e autismo apresentaram os maiores índices de atraso e abandono escolar.

A expectativa é que a pesquisa contribua para futuras investigações que aprofundem a compreensão das barreiras que dificultam a trajetória e permanência desses estudantes na escola.

Docentes – Intitulado “Trajetórias Ocupacionais dos Egressos das Licenciaturas”, o estudo mostra o destino profissional de licenciados que não seguem a carreira do magistério.

O estudo foi realizado pelos pesquisadores Luiz Caseiro, Alvana Bof e Fabiano Mundim, com base em dados do Censo da Educação Superior, do Censo Escolar da Educação Básica e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), e mostra para onde vão, no mercado de trabalho, os licenciados que não seguem a carreira docente. O estudo identificou três perfis principais entre os licenciados que atuam fora da docência.

O primeiro perfil é de profissionais em ocupações que exigem escolarização de nível superior e que percebem remunerações médias mais elevadas em relação aos docentes da educação básica. O segundo é o de trabalhadores administrativos e de técnicos de nível médio, ocupações que apresentam como requisito de escolarização a formação de nível médio, mas que possuem remunerações similares à do magistério. 

Por fim, o terceiro perfil é o de trabalhadores dos serviços, da indústria e da agropecuária e do extrativismo, que apresentam remunerações inferiores às do magistério.

Os autores apontam que os resultados do estudo reforçam a percepção de pouca valorização da carreira docente frente a outras profissões de nível superior e indicam que a escolha por outras ocupações está ligada às condições socioeconômicas e às experiências prévias dos egressos no mercado de trabalho.

Assista à transmissão no canal do Inep no Youtube
Acesse o volume 10 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais
Saiba mais sobre o monitoramento do PNE

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Foto de capa: Inep

Deixe um comentário