Anúncio foi feito pela presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, na abertura do X Encontro Nacional de Licenciaturas, em Brasília
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) – uma iniciativa da CAPES/MEC que, há 18 anos, atende estudantes de cursos de licenciatura de todo o país – será transformado em um programa de caráter permanente e com avaliação regular a partir de 2026, assim como ocorre com o fomento à pós-graduação stricto sensu. O anúncio foi feito pela presidente da Fundação, Denise Pires de Carvalho, durante a abertura, em 7 de dezembro, da décima edição do Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic), na Universidade de Brasília (UnB).
Com o Pibid permanente, os estudantes beneficiários não correrão mais riscos de ficar sem bolsas durante os períodos de transição entre editais de seleção das instituições de ensino superior (IES). Por outro lado, como contrapartida, a CAPES realizará, a partir do ano que vem, avaliações bienais para monitorar o programa, que conta atualmente com 80 mil bolsistas de 290 IES.
“O Pibid é uma das ações mais importantes para melhorar a qualidade da educação básica brasileira. Por isso, anuncio hoje que, a partir do próximo ano, ele deixará de ser um programa baseado em editais, como vem sendo nos seus 18 anos de existência, e passará a ser contínuo, como são os programas de bolsas para os cursos de mestrado e doutorado no nosso país”, disse a presidente da CAPES, sendo aplaudida pelos cerca de dois mil participantes presentes do evento.
Denise lembrou que a CAPES completará 75 anos em 2026, com a responsabilidade de fomentar a formação de mestres, doutores e profissionais da educação básica. A dirigente ressaltou que a fundação sabe fazer com que os seus programas sejam perenes por meio da avaliação com regularidade. “Traremos a nossa experiência exitosa de 60 anos na pós-graduação para o Pibid”, reforçou.
Durante o seu discurso, a presidente da CAPES/MEC ressaltou ainda que o setor educacional passa por uma revolução devido ao uso de tecnologias, como inteligência artificial e ambiente remoto, que faz com que os profissionais tenham que se adaptar aos novos tempos e lidar com uma das maiores dificuldades para os educadores: manter a atenção dos estudantes. “Precisamos lutar todos os dias contra o individualismo, que nos afasta do que é mais importante para a humanidade: ver riqueza na diversidade, no outro, naquele com quem podemos aprender. A educação precisa ser mais humanística, o que passa pelo combate a todos os tipos de violência”, enfatizou.
A presidente do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais dos Programas Pibid (Forpibid), Cristiane Johann, classificou o programa como uma ação de sucesso, com participação de cerca de 500 mil estudantes desde que foi criado em 2007. “O Enalic é a oportunidade de socializar essas experiências de transformações de vidas há quase duas décadas”, enfatizou ela, lançando a hashtag #prasemprepibid, que pede a institucionalização do programa por meio de lei em tramitação no Congresso Nacional, que também discute a manutenção da iniciação à docência no Plano Nacional de Educação.
A reitora da Unb, Rozana Naves, afirmou que o Pibid se consolidou como uma importante política pública. “Contribuiu para que os estudantes permaneçam nos cursos de licenciatura e para redução de assimetrias. É um avanço para a educação voltada à cidadania”. Da universidade, também participaram da cerimônia de abertura o decano de Graduação, Tiago de Souza, e o diretor do Departamento de Licenciaturas, Paulo Lima Junior.
Na terça-feira, 9 de dezembro, às 14 horas, a diretora de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, Marcia Serra Ferreira, participará das discussões de políticas públicas de formação docente. O debate será no palco principal da Enalic, no Centro Comunitário da UnB.
O Encontro, que inclui o IX Seminário Nacional do Pibid, é organizado pelo Forpibid e recebeu recursos do Programa de Apoio para Eventos no País para a Educação Básica (Paep-EB) da CAPES. Cerca de duas mil pessoas participam presencial e oito mil, de forma virtual.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES
Foto de capa: CAPES participa da abertura do X Encontro Nacional de Licenciaturas (Julia Prado – CGCOM/CAPES)
