Estudo vencedor de prêmios CAPES será apresentado em seminário nesta quinta (10), na sede do Inep, às 15h, com transmissão ao vivo pelo Youtube
Nesta quinta-feira, 10 de novembro, o Pesquisa Inep retorna com seminário sobre o trabalho do pesquisador Adriano Senkevics, “O acesso, ao inverso: desigualdades à sombra da expansão do ensino superior brasileiro, 1991-2020”. O evento, que será realizado na sede do Instituto, a partir das 15h (horário de Brasília), contará com abertura do presidente do Inep substituto, Carlos Eduardo Moreno, do diretor de Estudos Educacionais, Luís Filipe Grochocki, e será transmitido ao vivo pelo YouTube.
A tese que será apresentada rendeu a Senkevics, pesquisador do Inep, dois prêmios CAPES, iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que reconhece os melhores doutorados defendidos no Brasil. O trabalho venceu na categoria Educação e na grande área de Humanidades, entre 1.266 inscritos. As premiações ocorreram entre agosto e novembro de 2022.
O estudo mostra, por meio de evidências científicas, que a ampliação observada nos últimos 30 anos democratizou o acesso à universidade, principalmente por meio da oferta de vagas, do número de matrículas e de programas inclusivos; mas não equiparou a proporção de jovens entre 18 e 24 anos com menor e maior renda que ingressaram e se mantiveram nos cursos de graduação. Senkevics analisou em detalhes como se deram a expansão e as disparidades que submergiram desse processo.
Para isso, foram utilizados dados dos censos educacionais (Básico e Superior) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), produzidos pelo Inep, em consultas realizadas por meio do Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap), além de fontes como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-c), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Pesquisa Inep – A partir deste mês de novembro, o projeto terá seminários mensais, com apresentações de trabalhos de conclusão de mestrado, doutorado e pós-doutorado realizados por servidores do Inep. Um dos objetivos é disseminar os estudos produzidos por técnicos do Instituto, além de agregar conhecimento aos debates sobre políticas públicas e também aos âmbitos acadêmicos.