Pela primeira vez, Fies terá reserva de vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência, além da cota social. No total, são ofertadas 70 mil vagas para o segundo semestre de 2024
O Ministério da Educação (MEC) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2024. São ofertadas 70 mil vagas nessa edição, que contará, pela primeira vez, com cotas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e para pessoas com deficiência.
Passo a passo – O MEC criou um passo a passo para auxiliar os estudantes a realizarem a inscrição, que ocorre pelo Fies Seleção, no , o MEC criou um passo a passo. Basta seguir as etapas a seguir:. Basta seguir as etapas a seguir:
- Primeiro passo: entre no portal Acesso Único e faça o login com a sua conta GOV.BR.
- Segundo passo: preencha os campos com seus dados pessoais. Após colocar todas as informações, clique em “Gravar e avançar”.
- Terceiro passo: faça a autodeclaração do seu perfil étnico-racial para concorrer às vagas reservadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência. Também é necessário informar a escolaridade e declarar estar ciente dos dados fornecidos.
- Quarto passo: escolha três cursos desejados. Aqui, você selecionará a instituição de ensino, preenchendo estado, município e curso pretendidos. Será possível repetir essa ação mais duas vezes, elencando a ordem de prioridade entre as opções escolhidas.
- Quinto passo: preencha seus dados financeiros e os da sua família.
- Sexto passo: revise todas as informações preenchidas e, caso esteja tudo certo, confirme a inscrição. Depois, salve o comprovante de inscrição com a chave de segurança.
Fies Social – Assim como no último semestre, o Fies Social vai reservar 50% das vagas para os candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O cadastro deve ter sido atualizado dentro do prazo exigido no edital. No caso dessas pessoas, também será possível solicitar a contratação do financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
A partir de 2024, com o Fies Social, instituído pela Resolução nº 58/2024, o MEC visa retomar o papel social do programa, destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda. Dessa forma, vem cumprir um papel transformador na sociedade, ao oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento estudantil.
Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC, instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Seu objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderiram à política e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Pode se inscrever no Fies quem tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e tiver obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, bem como nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)
Foto de capa: MEC Divulgação