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Gestão da Educação: Conselho Superior da CAPES aprova relatório de gestão de 2023

Conselho Superior da CAPES aprovou nesta quarta-feira, 27 de março, o relatório de gestão da Fundação de 2023. Foi a primeira reunião do colegiado sob a presidência de Denise Pires de Carvalho. Durante o encontro os conselheiros ainda debateram perspectivas para a Agência. O documento traz a execução orçamentária da Coordenação. Foram empenhados R$5.382.507.570,79, o que representa 99% da dotação autorizada. Esse se montante se traduziu, por exemplo, em 103,2 mil bolsas para a pós-graduação no País e 6.295 no exterior, além de outras 1.455 para estrangeiros no Brasil e mais de 80 mil para iniciação à docência e formação de professores da educação básica.   

Entre outras ações, o relatório destaca o reajuste das bolsas, o lançamento do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, a flexibilização para o acúmulo de bolsas e outras atividades remuneradas, o fortalecimento da internacionalização com parceiros tradicionais como França e EUA e países do Sul global e a criação de uma área de avaliação para os programas profissionais de formação de professores. “A aprovação do relatório de gestão me deixou satisfeita, porque isso significa que a CAPES, em 2023, esteve em um excelente caminho”, afirmou a presidente da CAPES.

A reunião ainda debateu iniciativas realizadas em 2024. Denise ressaltou o aumento no número de bolsas do Parfor Equidade em relação ao previsto em edital. A quantidade inicial prevista era 2 mil e subiu para 7.462 no resultado final, dada a alta demanda por licenciaturas voltadas a indígenas, quilombolas, educação do campo, educação especial e bilíngue para surdos.

Dentre os assuntos abordados pelos conselheiros, estão a necessidade de mais agilidade na formação, com a possibilidade de acelerar a ida da graduação para o doutorado e as relações com o Congresso Nacional e o Ministério da Educação (MEC).

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES

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