Levantamento coletará informações individualizadas de pós-graduandos, docentes, pós-doutorados e programas de pós-graduação
Pós-graduandos, docentes, pós-doutorandos e coordenadores de programas de pós-graduação têm até o dia 26 de fevereiro para preencher os formulários da primeira edição do Censo da Pós-Graduação. O levantamento inédito, realizado pela CAPES/MEC, fornecerá informações e indicadores para auxiliar no planejamento e gestão das políticas públicas educacionais.
O preenchimento é individual e obrigatório, e precisa ser feito pelo titular do dado diretamente na Plataforma Sucupira. Devem responder apenas os pós-graduandos matriculados, docentes, pesquisadores em estágio pós-doutoral e coordenadores de programas de pós-graduação (PPG) com vínculo ativo no sistema da CAPES. A agência produziu um tutorial para auxiliar o público que responderá o censo. O material está disponível em: Censo da Pós-Graduação stricto sensu — CAPES . Há também um tutorial que pode ser acesso em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/04122025_MANUALCENSOPSGRADUAO.pdf
Na solenidade de abertura do censo, na quarta-feira, 3 de dezembro, o diretor de Avaliação da CAPES, Antonio Gomes de Souza Filho, destacou a adesão das instituições de ensino superior e a relevância do levantamento, que contará com a participação de quase 500 mil pessoas. “É uma ação estratégica para a soberania do país, alinhada ao papel da agência e ao foco do atual governo atentos nos desafios do Brasil com o olhar para a redução das desigualdades, diversidade e inclusão”, reforçou.
No evento, o coordenador-geral de Governança e Planejamento da CAPES, Yuri Ghobad, fez um histórico da legislação pertinente ao censo e ressaltou que os dados informados serão de uso exclusivo para estudos e análises estatísticas, sem identificação dos participantes. Ele lembrou que o responsável de cada programa de pós-graduação poderá monitorar o preenchimento. “Será considerado respondido quando o PPG atingir, no mínimo, 95% do total de respondentes a ele vinculados”, explicou.
Talita Moreira, coordenadora-geral de Processos de Suporte da Diretoria de Avaliação da CAPES, informou que o formulário leva no máximo sete minutos para ser respondido. “O sistema foi todo elaborado para que tenhamos alta representatividade”. Os respondentes foram indicados pelos próprios coordenadores dos programas de pós-graduação.
Também participaram da cerimônia, o diretor de Tecnologia da Informação CAPES, Gustavo Portella, a diretora de Monitoramento e Avaliação de Políticas Educacionais do Ministério da Educação, Camila Porto Fasalo; o presidente do Forum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), Charles Morphy; o gerente de Soluções da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Adriano Adoryan; e a coordenadora-geral do Censo da Educação Superior do Inep/MEC, Kátia Vaz. O Inep é parceiro da CAPES na realização do Censo da Pós-Graduação.
Resultados em 2026
A divulgação dos resultados do Censo da Pós-Graduação está prevista para 16 de novembro de 2026. A CAPES/MEC adotará medidas técnicas e administrativas para assegurar a segurança e a privacidade dos dados informados, em alinhamento com os princípios da legislação vigente.
O canal oficial para dúvidas e suporte é o e-mail falecomdav@capes.gov.br. A operacionalização do processo está regulamentada pela Instrução Normativa nº 4/2025 e o cronograma segue a Portaria nº 286/2025.
A íntegra do evento está disponível no canal da CAPES no YouTube: Lançamento Censo da Pós-Graduação.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES
Foto de capa: Julia Prado – CGCOM/CAPES
