Instituição fará mapeamento cognitivo e pesquisará danos neurológicos causados pela pandemia
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) foi uma das universidades selecionadas para receber apoio para pesquisas no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Impactos da Pandemia da CAPES. Serão oito bolsas de mestrado, seis de doutorado e seis de pós-doutorado, além de R$ 199.780,00 como recursos de custeio.
O investimento da CAPES será aplicado em dois projetos. O primeiro é o Programa de Intervenção Multiprofissional de Redução de Danos da Pandemia para Estudantes, Pais e Professores: Evidências de Mapeamento Cognitivo, de Saúde Física e Mental. O segundo, Investigação de Potenciais Danos Neurológicos decorrentes da Infecção Grave pela COVID-19: Aspectos Funcionais, Estruturais, Moleculares e Epigenéticos.
Evilázio Teixeira, reitor da universidade, afirma que “a PUC/RS sente–se honrada pela avaliação de excelência recebida da CAPES na avaliação de projetos da Universidade para este edital”. Ele explica que a instituição tem na pesquisa um de seus pilares, além de reconhecimento internacional pela qualidade e relevância. “Nesse aspecto, o financiamento é fundamental para a manutenção e desenvolvimento de pesquisas de alto impacto como se propõem os projetos selecionados”, finaliza.