fa2b5c3b 3fbe 4b4d 90e6 c9a34d6f37bb
fa2b5c3b 3fbe 4b4d 90e6 c9a34d6f37bb

MEC abre chamada para habilitar oferta de cursos técnicos

Instituições privadas de ensino superior serão autorizadas para atuação no programa Juros por Educação e deverão se articular diretamente com os estados para a oferta dos cursos

Com o objetivo de ampliar a oferta de cursos técnicos de nível médio, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Edital nº 6/2025, que trata da autorização de cursos  por instituições privadas de ensino superior no âmbito do Juros por Educação, iniciativa que integra o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), no qual estados e Distrito Federal podem renegociar suas dívidas com a União em troca de investimentos em áreas estratégicas, como a educação profissional técnica de nível médio.   

As propostas podem ser enviadas a partir desta segunda-feira, 28 de julho, até o dia 1º de setembro, via Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec). As instituições habilitadas terão autorização válida por cinco anos e deverão se articular diretamente com os estados aderentes ao Propag para a oferta de cursos. 

Qualidade – Os pré-requisitos para a submissão de propostas são: a oferta de cursos técnicos presenciais do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos; a correlação com cursos de graduação presenciais autorizados e ativos no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (e-MEC); e requisitos de qualidade institucional e dos cursos de graduação dispostos em edital.  

Segundo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, a chamada tem como objetivo habilitar instituições privadas de ensino superior que atendam aos critérios de qualidade definidos pelo MEC para ofertar cursos técnicos no âmbito do Juros por Educação, assegurando a consistência pedagógica e o alinhamento com as demandas do mundo do trabalho. “A iniciativa reafirma o compromisso do governo federal com a expansão da educação profissional em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE). Além disso, permite que as instituições possam atuar na formação técnica de jovens e adultos, com foco na empregabilidade e na transformação da realidade educacional e econômica das suas regiões”. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)  

Foto de capa: Divulgação MEC

Deixe um comentário