Encontro contou com depoimentos de estudantes, profissionais que se formaram pelo programa, gestores do MEC, especialistas em políticas públicas e representantes de instituições de ensino superior
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), promoveu o Seminário de Avaliação do Programa Universidade para Todos (Prouni): histórico, transparência e monitoramento. Com o objetivo de avaliar o programa, resgatar seus principais marcos durante os últimos 20 anos e discutir possíveis aprimoramentos, o encontro ocorreu nesta quinta-feira, 28 de novembro, no Auditório do Edifício-Anexo do MEC, em Brasília (DF). Na ocasião, foi anunciada a recriação da Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Prouni (Conap), revogada por decisão de gestão anterior.
O secretário da Sesu, Alexandre Brasil, apontou que as discussões são importantes para o futuro do programa e da educação superior: “Os comentários e debates feitos durante o evento serão fundamentais para o Prouni e para possíveis mudanças que garantam melhorias futuras. Com a realização desse seminário, reforçamos, mais uma vez, o nosso comprometimento em assegurar o acesso a essa etapa tão importante da educação, assim como já havíamos feito com os encontros sobre o Sistema de Seleção Unificada [Sisu] e o Fundo de Financiamento Estudantil [Fies], entre outros debates sobre acesso e permanência no ensino superior promovidos pela Sesu”.
Participantes – Além do secretário da Sesu, estiveram presentes, na abertura do seminário, a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Manuella Mirella; a presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), Lúcia Teixeira; a presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Elizabeth Guedes; o diretor jurídico da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), Bruno Coimbra; o secretário-executivo da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), José Carlos Aguilera; e a diretora de Políticas e Programas de Educação Superior do MEC, Ana Lúcia Pereira.
Programação – O evento foi estruturado para promover seis mesas temáticas, intituladas: “Histórico da Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Prouni (Conap)”, cuja recriação foi anunciada durante o seminário; “Histórico do Prouni em duas décadas de inclusão no ensino superior”; “Egressos do Prouni: trajetórias de sucesso”; “Interlocução com as mantenedoras de instituições privadas de ensino superior”; “Monitoramento e avaliação do programa”; e “Percepções das instituições sobre a importância do Prouni”.
Prouni – Criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O público-alvo do Prouni é o estudante sem diploma de nível superior. Os processos seletivos do programa ocorrem duas vezes ao ano, com oferta de bolsas para cursos cujas aulas sejam iniciadas no primeiro e no segundo semestres letivos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu
Foto de capa: Luis Fortes/MEC