equipe de jovens medicos especialistas em pe no corredor do hospital
equipe de jovens medicos especialistas em pe no corredor do hospital

Ministério da Educação estabelece novos parâmetros para cursos de Medicina em decisão normativa

equipe de jovens medicos especialistas em pe no corredor do hospital
Imagem: Senivpetro/Freepik

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES/MEC) divulgou ontem (26), no Diário Oficial da União, a Portaria SERES/MEC nº 531, que trata do padrão decisório para o processamento de pedidos de autorização de novos cursos de Medicina e ampliação de vagas em cursos já existentes. Esta medida foi estabelecida em decorrência da Medida Cautelar na Ação Declaratória de Constitucionalidade 81/DF.

A Portaria visa a normatização e o estabelecimento de critérios mais rigorosos para a abertura de novos cursos e a expansão de vagas na área de Medicina. Conforme estabelecido no artigo 1º da Portaria, o documento versa sobre os procedimentos específicos para autorização de novos cursos de Medicina e o aumento de vagas em cursos já existentes, especialmente quando originados por decisões judiciais.

O artigo 2º, detalha os critérios que devem ser observados para atender às disposições legais vigentes. Esses critérios incluem a avaliação da relevância e necessidade social da implementação de um novo curso de Medicina em uma determinada região, bem como a verificação da infraestrutura disponível nas redes de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta avaliação inclui a garantia de equipamentos públicos adequados e suficientes para oferecer um curso de Medicina, contemplando serviços essenciais, tais como atenção básica, urgência e emergência, atenção psicossocial, atenção ambulatorial especializada e hospitalar, além da vigilância em saúde.

Dyogo Patriota, assessor jurídico da ABRUC, comentou acerca da portaria: “Finalmente o Ministério da Educação está de fato dando cumprimento à ordem do ministro Gilmar Mendes na ADC 81 e ADI 7187.”

Fonte: ABRUC, com informações do Diário Oficial da União (nº 244, de terça-feira, 26/12/2023)

Deixe um comentário