Com presença de Cláudia de Toledo, Comissão responsável pela elaboração do plano faz primeira reunião presencial
Na primeira reunião presencial da comissão responsável pela elaboração do relatório do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2021-2030, ocorrida nesta quarta-feira, 30, Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, ressaltou a pluralidade na formação deste colegiado. “É de grande relevância a natureza democrática desta comissão. A quantidade de integrantes se justifica pela sua diversidade, o que muito me honra”, afirmou.
A presidente garantiu que a Fundação está sempre aberta ao diálogo com a comunidade acadêmica bem como “os diretores e os técnicos têm prestado informações de forma responsável, o que demonstra a incomparável qualidade técnica da CAPES”. Na ocasião, Cláudia solicitou à comissão o reconhecimento dessa equipe de trabalho.
A nova estrutura da CAPES também foi mencionada. “É um projeto de dez anos que agora se concretiza, para que a CAPES seja vista como órgão de Estado, com total segurança e estabilidade institucional”, salientou. Em seu discurso, a presidente também manifestou respeito a todos os programas de pós-graduação e informou que a Avaliação Quadrienal está concluída e os novos 49 coordenadores de área foram nomeados.
A reunião dá continuidade às atividades da comissão responsável pela elaboração do PNPG 2021-2030, conduzido pela CAPES. Em novembro, foi organizada uma série de encontros para discutir internacionalização, formas de fomento, relações da academia com o setor produtivo e a sociedade, futuro dos egressos e ingressantes da pós-graduação, as desigualdades regionais e o aperfeiçoamento na gestão e governança nas agências. O documento final deve servir de base para o desenvolvimento de políticas públicas para a pós-graduação do País. Esper Abrão Cavalheiro, presidente da Comissão do PNPG e participante do evento, destacou: “Estamos realizando a nossa primeira reunião presencial e espero que o trabalho da comissão contribua para adequar a pós-graduação à uma realidade em transformação”.
Também participaram do encontro Flaviane de Morais, vice-presidente da Comissão do PNPG, e os professores Diego Menezes, Vera Beatriz Siqueira, Emília Villani, Evaldo Ferreira Vilela, Rachel Meneguello, Ricardo Saye , Sérgio Tibiriçá Amaral, Iara de Moraes Xavier, Waldemiro Gremski, Robério Rodrigues Silva, Lucindo José Quintans Junior, Romildo Dias Toledo Filho, Jorge Audy e Ben-Hur de Albuquerque e Silva, Carlos Carlotti Junior, Cláudio Alcides Jacoski, Eunice Prudente, Iara de Moraes Braga, Francisco Mendonça Junior, Ivan Motta, Joaquim Soares Neto, Margarida Lima Carvalho, Maria Amália Andery, Rógean Soares, Valder Steffen Junior, Valter de Santana Filho, Luiz Roberto Liza Curi, Rui Otávio Bernardes de Andrade e Carol Virgínia Gois Leandro.
O colegiado conta com ampla composição e nomes de peso da comunidade acadêmico-científica e tem o apoio administrativo da Coordenação-Geral Colegiados (CGCOL), da CAPES. Ela recebe subsídios das diretorias da Fundação com informações necessárias à elaboração do PNPG 2021-2030.