Camilo Santana, ministro da Educação, e Mercedes Bustamante assinaram o termo nesta quinta-feira, 16, no Ministério da Educação
Mercedes Bustamante tomou posse oficialmente como presidente da CAPES nesta quinta-feira, 16 de fevereiro. Ela e Camilo Santana, ministro da Educação, assinaram o termo nesta manhã na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.
A presidente da CAPES é uma das oito mulheres indicadas pelo ministro para ocupar cargos-chave na educação brasileira. “Mercedes Bustamante é uma cientista e gestora, experiente e renomada, e conhecedora das políticas da CAPES, características fundamentais para o cargo”, disse Camilo Santana.
Mercedes Bustamante afirmou ser “uma honra voltar para a casa da comunidade acadêmico-científica”, ao lembrar de seu tempo como diretora de Programas e Bolsas no País, em 2016, e afirmou: “Precisamos fazer ciência sem perder o lado humano. Cada bolsa e cada projeto têm o potencial para fazer a diferença na vida das pessoas”.
Anunciada como presidente da CAPES em janeiro, Mercedes Bustamante já havia estabelecido uma agenda de aproximação da CAPES com a comunidade acadêmico-científica antes mesmo de assinar o termo de posse. Ela liderou o seminário de acolhimento dos coordenadores e adjuntos das áreas de avaliação, reuniu-se com a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), abriu evento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sobre mulheres na ciência, estreitou laços com parceiros internacionais e participou da primeira reunião da comissão do Plano Nacional de Pós-Graduação 2021-2030 neste ano.