053155a7 475f 42cf 9c9b 00a39571a27e
053155a7 475f 42cf 9c9b 00a39571a27e

CAPES destaca Parfor no avanço de meta do Plano Nacional de Educação

Porcentual de professores com formação superior adequada à área que lecionam na educação básica superou 75% em 2024

O porcentual de professores da educação básica do Brasil com formação superior adequada à área de conhecimento que lecionam saltou de 54%, em 2013, para 75,3%, em 2024. O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da CAPES, foi fundamental para esse salto, observou a presidente da Coordenação, Denise Pires de Carvalho.

 A gestora ressaltou os dados na reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB) na última quinta-feira, 26 de junho. As informações fazem parte da edição 2025 do Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE), apresentada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na quarta, 25.

“O principal fator para o avanço da educação básica se discute muito pouco: a qualificação dos professores”, observou Denise Pires de Carvalho. “Apesar de a meta [Meta 15 do PNE], não ter sido totalmente atingida, registrou-se avanço em todas as regiões”. A Meta 15 do PNE estabelecia um avanço total, até 100%.

Pelo Parfor, são ofertados cursos a professores que atuam nas redes públicas de educação básica, mas não têm graduação específica para as disciplinas em que atuam nas escolas. A iniciativa soma, atualmente, 17,4 mil matriculados em 138 instituições. E, em seus 16 anos de existência, já aperfeiçoou a formação de mais de 65 mil educadores.

A presidente da CAPES participou da abertura do encontro, que seguiu com discussões sobre o funcionamento do programa. A diretora de Formação de Professores da Educação Básica, Marcia Serra Ferreira, apresentou dados gerais do programa, destacando o fato de o Parfor já ter atuado na formação de professores em 24 unidades da Federação com destaque, em especial, para o Pará, com mais de 18 mil educadores.

Para que o programa seja ainda mais estratégico na adequação da formação de professores da educação básica, a diretora atentou para a necessidade de uma articulação ainda maior com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A atuação conjunta, observou, é chave para o sucesso da educação básica do país.

O Parfor teve início em 2009 e é o programa de formação de professores da educação básica que a CAPES executa há mais tempo.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES

Foto de capa: CGCOM/CAPES

Deixe um comentário