Fundação atualizou prazos de edital para concessão de 45 bolsas de estudo na Alemanha; análise de candidaturas vai até março.
O resultado do Edital nº 11/2021, do Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na República Federal da Alemanha, será divulgado em abril, e não mais em fevereiro. A alteração no prazo consta na edição desta quinta-feira, 24 de fevereiro, do Diário Oficial da União. Da mesma forma, a etapa de análise das candidaturas, prevista para dezembro de 2021, agora segue até março deste ano.
O programa também é conhecido como Doutorado CAPES/DAAD, por ser fruto de parceria entre a Fundação e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Serão concedidas até 45 bolsas, em três modalidades diferentes. A CAPES financiará até 10 e o DAAD até 35, todas para estudo na Alemanha. A vigência do benefício varia entre quatro e 48 meses.
Os demais prazos permanecem os mesmos. A partir de junho ou agosto, os candidatos selecionados participarão de curso preparatório de alemão promovido pelo DAAD. O início das atividades dos bolsistas segue a ser em outubro.
Entre os benefícios do programa estão: bolsas da CAPES no valor de €1.300, passagens ou auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, seguro-saúde, adicional de localidade (quando cabível) e auxílio-dependente. Ainda serão financiadas taxas acadêmicas e administrativas para os estudantes de doutorado pleno. Para orientadores brasileiros e alemães, serão pagas diárias e passagens ou auxílio-deslocamento. Os valores dos benefícios concedidos pela agência alemã seguem as normas daquele país, que podem ser conferidas aqui, aqui e aqui.