Edição do exame contará apenas com prova objetiva, composta por 100 questões, e será aplicada exclusivamente no período vespertino
A1ª etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2025/2 terá mudanças importantes em relação às edições anteriores. Alterações na estrutura da prova e na logística de aplicação estão entre as principais novidades.
Entre as alterações, está o horário de aplicação, que passa a ocorrer exclusivamente no turno da tarde, com duração total de 5 (cinco) horas de prova, conforme o horário oficial de Brasília (DF). Confira os novos horários:
Abertura dos portões | 12h |
Fechamento dos portões | 13h |
Início das provas | 13h30 |
Término das provas | 18h30 |
Prova – Outra mudança diz respeito à estrutura da prova. A 1ª etapa do Revalida 2025/2 será composta somente por prova objetiva, com 100 questões de múltipla escolha e sem a divisão em P1 (prova objetiva) e P2 (prova discursiva), como ocorria em edições anteriores.
As provas serão elaboradas com questões oriundas do Banco Nacional de Itens da Educação Superior e terão como base a Matriz de Referência Comum para a Avaliação da Formação Médica, publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União. Cada questão contará com quatro alternativas e apenas uma resposta correta.
As competências anteriormente avaliadas nas questões discursivas serão mensuradas na 2ª etapa do exame, por meio de tarefas da prova de habilidades clínicas que incluam também competências escritas, focando no raciocínio clínico e na execução de procedimentos de escrita mais aderentes ao cotidiano médico, como, a redação de laudos, atestados, notificações, encaminhamentos e os relatos de casos na passagem de plantões.
Expansão da aplicação – A 1ª etapa do Revalida 2025/2 será aplicada em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal, expandindo as opções de locais de aplicação aos participantes.
Confira o cronograma da 1ª etapa do Revalida 2025/2:
- Divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição: 9 de outubro
- Aplicação: 19 de outubro
- Envio da documentação comprobatória da formação médica: 20 a 24 de outubro
- Resultado da análise da documentação comprobatória da conclusão de curso (formação médica): 17 de novembro
- Resultado dos recursos sobre análise da documentação comprobatória da conclusão de curso (formação médica): 5 de dezembro
Revalida – O exame é formado por duas etapas (teórica e de habilidades clínicas) que abordam, de maneira interdisciplinar, as grandes áreas da medicina presentes na Matriz de Referência Comum para a Avaliação da Formação Médica, composta por conteúdos, habilidades e competências das seguintes áreas de formação médica previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (clínica médica; cirurgia geral; ginecologia e obstetrícia; pediatria; medicina da família e comunidade; saúde mental e saúde coletiva).
O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
Acesse o edital da 1ª etapa do Revalida 2025/2
Acesse o Sistema Revalida
Saiba mais sobre o Revalida
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep
Foto de capa: INEP Divulgação