85f75759 67b1 42ff 9f38 91830de84374
85f75759 67b1 42ff 9f38 91830de84374

Vinculado ao MEC, Inep publica edital do Enade 2025

Edital detalha os prazos para inscrições, aplicação das provas, avaliação da prática docente para as licenciaturas e divulgação dos resultados, divididos por tipo de curso e modalidade de exame

O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publicou edital do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025. O edital nº 57, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 30 de maio, traz as diretrizes para as avaliações teóricas e práticas dos cursos de licenciatura e para as avaliações teóricas dos bacharelados e cursos superiores de tecnologia do Enade. 

O edital é focado nas ações sob responsabilidade das instituições de educação superior. Além disso, estabelece o cronograma das quatro modalidades do Enade que serão aplicadas este ano: 

  • Enade para os estudantes dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia; 
  • Enade para os estudantes dos cursos de medicina, realizado por meio do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed); 
  • avaliação teórica do Enade das Licenciaturas, realizado por meio da Prova Nacional Docente; 
  • avaliação da prática do Enade das Licenciaturas. 

O Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, responsável por avaliar o desempenho dos concluintes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas ao longo da formação. 

Serão avaliados os cursos de licenciatura nas seguintes áreas: artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês, português, português e espanhol, português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.  

Já entre os cursos de bacharelado, estão incluídos: administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, medicina, psicologia, publicidade e propaganda e relações internacionais.  

Para os cursos superiores de tecnologia, o exame abrangerá as áreas de design gráfico, gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.  

O edital detalha os prazos para inscrições, aplicação das provas, avaliação da prática docente para as licenciaturas e divulgação dos resultados, divididos por tipo de curso e modalidade de exame. 

Entre os destaques, estão: o cronograma completo da avaliação teórica do Enade para os cursos de licenciatura, bacharelado e tecnologia, com períodos distintos de inscrição, definição do local de prova e aplicação do exame; as etapas da avaliação prática das licenciaturas, com a previsão de dois períodos, um durante o segundo semestre de 2025 e outro para 2026; e a inclusão das datas e procedimentos específicos do Enamed, voltado exclusivamente para a avaliação de estudantes concluintes de medicina. 

Confira as datas das aplicações 

  • Enamed: 19 de outubro  
  • Enade das Licenciaturas: 26 de outubro   
  • Bacharelados e cursos superiores de tecnologia: 23 de novembro 

Enamed e PND – Para além dos estudantes inscritos pelas instituições de educação superior, professores e médicos interessados em participar da Prova Nacional Docente (PND) e do Enamed também poderão realizar suas inscrições. Os editais com as regras e procedimentos para essa participação externa no Enamed e na PND serão divulgados pelo Inep em breve.  

Enade  Realizado anualmente pelo Inep, o Enade é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. A inscrição é obrigatória para todos os estudantes de cursos de licenciatura habilitados à avaliação teórica ou à avaliação prática e vinculados às áreas avaliadas. 

Fonte: Assessoria de Comunicação, com informações do Inep 

Foto de capa: Gaia Schüler/MEC

Deixe um comentário