Encontro reuniu, em Goiânia, responsáveis pela pesquisa e pós-graduação de instituições de todo o Brasil
A CAPES/MEC foi parte importante da programação do 41º Encontro Nacional de Pró-Reitoras e Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop), em Goiânia, que terminou na sexta-feira, 7 de novembro. Dirigentes da Coordenação destacaram a importância da atuação em conjunto com a comunidade acadêmico-científica e citaram ações de destaque em diversas frentes, como avaliação e fomento no Brasil e no exterior.
O evento ocorreu na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Compareceram mais de 200 pró-reitores (ou de cargos equivalentes), representantes de instituições de ensino superior públicas federais e estaduais, privadas e comunitárias. A programação englobou conferências, oficinas e mesas-redondas, com participações da presidente, de diretores e de coordenadores da CAPES/MEC.
A apresentação da presidente da Coordenação, Denise Pires de Carvalho, foi realizada na quinta-feira, 6. A gestora traçou um panorama das ações da CAPES/MEC e explicou a importância da atuação voltada para a formação de professores da educação básica, prerrogativa da Fundação desde 2007. “Temos cerca de 35% dos professores da educação básica do nosso país sem graduação. Sonho com um dia no qual todos tenham mestrado. Somente assim a educação básica vai poder dar o salto que ela precisar dar”, disse.
No dia anterior, na cerimônia de abertura, a gestora falou da importância da atuação conjunta entre governo e comunidade acadêmico-científica. “A CAPES/MEC é a agência responsável pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação, mas essa responsabilidade é dividida com vocês”, disse. “Quando dizem que a CAPES/MEC decidiu algo, são aos Conselhos Técnicos Científicos da Educação Superior (CTC-ES), da Educação Básica (CTC-EB), o Conselho Superior, não somente a presidência ou os diretores”. Os três colegiados citados contam com participação da comunidade acadêmico-científica.
A gestora enfatizou a importância da avaliação da pós-graduação, “importante para termos um sistema do tamanho que temos e sem paralelos no mundo”. Destacou, ainda, o Programa Redes para Internacionalização Institucional – CAPES-Global.Edu, a interoperabilidade dos sistemas da pós-graduação e o novo Sistema de Prestação de Contas (Siprec 2.0) como pontos importantes a serem discutidos entre pró-reitores e diretores e coordenadores da CAPES/MEC presentes ao encontro.
O diretor de Avaliação da Coordenação, Antonio Gomes de Souza Filho, proferiu a conferência magna da abertura. O gestor abordou a fase final da Avaliação Quadrienal 2021-2024 e as perspectivas para a Avaliação Quadrienal 2025-2028, e observou: “Precisamos de uma pós-graduação cada vez mais contextualizada e conectada com seu entorno”. Para exemplificar, citou o protagonismo crescente de instituições situadas na Amazônia e no Semi-Árido em pesquisas sobre as respectivas regiões.
O presidente do Foprop, Charles Morphy, disse que as discussões no Enprop abarcam “desde aspectos institucionais ligados à CAPES/MEC, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), até temas como inteligência artificial e resiliência climática”. Já a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, Priscila Valverde, classificou como “uma honra” receber um “encontro com mais de 200 pró-reitores de todo o país, representando as cinco regiões e todos os segmentos do ensino superior”.
A programação do 41º Enprop teve, ainda, apresentações de outros três diretores da CAPES/MEC: Antônio Amorim (Educação a Distância), Luiz Pessan (Programas e Bolsas no País) e Rui Oppermann (Relações Internacionais). O encontro ocorreu no ano em que o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) completou 40 anos. A primeira reunião data de 20 a 22 de março de 1985. Quatro décadas depois, o fórum congregou mais de 300 instituições de ensino e pesquisa.
Com informações da PUC Goiás.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES
Foto de capa: Presidente, diretores e coordenadores da CAPES participaram do 41º Enprop (Mariana Martins – CAPES/MEC)
