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A qualidade do corpo docente no ensino superior: um desafio global

No Instituto Internacional de Ensino Superior da UNESCO comemoramos o Dia Mundial dos Professores lembrando o papel crucial que os educadores desempenham na definição do futuro do mundo.

Neste Dia Mundial dos Professores , o Instituto Internacional de Ensino Superior da UNESCO quer contribuir para um dos desafios mais persistentes e cruciais do ensino superior: a qualidade do ensino universitário.

Durante mais de um século, melhorar o ensino universitário tem sido uma aspiração constante dos reformadores educacionais em todo o mundo. Apesar das inúmeras iniciativas – desde a introdução de avaliações dos alunos à implementação de tecnologias educativas inovadoras – a qualidade do ensino continua a ser um ponto fraco em muitos sistemas de ensino superior a nível mundial.

Embora a investigação académica tenha florescido, tornando-se um pilar da reputação institucional, o ensino é muitas vezes relegado para segundo plano. Esta disparidade levanta um paradoxo fundamental: as instituições destinadas a educar muitas vezes não priorizam a qualidade do ensino em si.

Estudantes de todo o mundo concordam: um ensino de qualidade é crucial para a sua experiência educativa. A investigação apoia esta percepção, demonstrando que a aprendizagem activa e participativa produz melhores resultados do que os métodos passivos tradicionais. No entanto, a implementação destas práticas eficazes continua a ser um desafio global.

Vários fatores contribuem para esta situação:

  1. Sistemas de incentivos que priorizam a pesquisa em detrimento do ensino.
  2. Falta de formação pedagógica adequada para professores universitários.
  3. Métricas de avaliação institucional que não refletem adequadamente a qualidade do ensino.
  4. Recursos limitados para a observação sistemática e melhoria das práticas docentes.

Neste Dia Mundial dos Professores, apelamos à comunidade educativa global para reimaginar e revitalizar o ensino universitário:

  1. Reavaliar prioridades : Instamos as instituições e os governos a reconsiderarem a forma como a excelência no ensino é valorizada e recompensada.
  2. Investimento no desenvolvimento de professores : Defendemos programas robustos de formação pedagógica para professores universitários, adaptados a diversos contextos culturais e educacionais.
  3. Métricas Significativas : Propomos o desenvolvimento de sistemas de avaliação que captem genuinamente a qualidade do ensino, além das métricas tradicionais.
  4. Colaboração internacional : Encorajamos o intercâmbio global das melhores práticas no ensino universitário, reconhecendo e aprendendo com a diversidade de abordagens em diferentes culturas.
  5. Empoderamento do Aluno : Recomendamos envolver ativamente os alunos no processo de melhoria do ensino, valorizando suas perspectivas e experiências.

Melhorar a qualidade do ensino universitário é um desafio complexo que requer um esforço sustentado e colaborativo a nível global. Numa altura em que a confiança do público no ensino superior está a diminuir em muitas partes do mundo, a aposta na excelência do ensino não é apenas uma necessidade educativa, mas também um imperativo social e económico.

O Dia Mundial dos Professores lembra-nos o papel crucial que os educadores desempenham na definição do futuro global. Ao priorizar e melhorar a qualidade do ensino universitário, não só enriquecemos a experiência educacional de milhões de estudantes, mas também fortalecemos as bases para o progresso social, a inovação e a compreensão intercultural. Por esta razão, no Instituto Internacional de Ensino Superior da UNESCO faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para promover o desenvolvimento de capacidades das instituições de ensino superior para promover o apoio pedagógico aos professores e acompanhá-los no seu compromisso com a inovação pedagógica.

Fonte: UNESCO-IESALC

Foto de capa: UNESCO-IESALC

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