Por Rafael Frederico Henn, Reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul e Presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – COMUNG.
Nosso Estado está vivenciando uma das experiências mais dolorosas e alarmantes da sua história frente aos eventos da natureza, que se tornam cada vez mais frequentes e intensos. O cenário surpreende, principalmente se considerarmos todas as perdas, como vidas, habitações, estradas, escolas, saúde, oportunidades e acervos culturais. No entanto, de todas as lições que emergem, a que mais tem se destacado é a resiliência do povo gaúcho, disposto a recomeçar.
Recomeçar implica retornar a um estado de equilíbrio (socioambiental, econômico, psicológico). Nesse sentido, cabe destacar o necessário processo de interação entre os diversos segmentos da sociedade e de alianças entre a população e as lideranças, entre o governo e a academia. A ciência é a grande aliada do poder público para conhecer diferentes ecossistemas, discutir alternativas sustentáveis e viáveis e planejar futuras ações para mitigar as vulnerabilidades, usando tecnologias adequadas.
No RS, existe uma força reconhecida regionalmente como um importante fator de desenvolvimento, que são as Instituições de Ensino Superior Comunitárias – ICES, integrantes do COMUNG, que abrangem cerca de 400 municípios gaúchos e possuem expertise em ciência e pesquisa. Essa experiência perpassa assessorias diversas, gerenciamento de bacias hidrográficas, gestão da recuperação de empresas, planos de saneamento, diagnóstico socioambiental, de recuperação de solos, riachos e rios, de desastres, plano decenal de renaturalização, entre outros. Soma-se a isso toda a rede de universidades públicas do Estado e do País, com seu vastíssimo cabedal de possibilidades. Essa união de forças, a partir dos mais diversos propósitos, estará em constante desenvolvimento e melhoria.
Estamos convictos de que a cooperação entre Estado e Universidades é importante para a sociedade gaúcha e brasileira. É preciso um movimento integrado de agentes sociais e políticos dispostos a reverter o quadro e reconstruir o Estado. As ICES estão aptas e à disposição do Poder Público para auxiliar na reconstrução do RS.
Fonte: Jornal Zero Hora
Imagem de Capa: Reprodução/Unisc