A última edição do Journal of New Approaches in Educational Research publicou o artigo
por Francesc Pedró e Débora Ramos, diretora e especialista acadêmica respectivamente, da UNESCO IESALC.O trabalho analisa como as universidades latino-americanas têm se esforçado para garantir a continuidade pedagógica desde o início da pandemia. Lança luz sobre algumas áreas-chave do ensino à distância de emergência durante a pandemia por meio de uma pesquisa com 100 universidades de 16 países da região.
Os resultados sugerem que muitos dos desafios enfrentados pelas universidades estavam mais relacionados à falta de habilidades pedagógicas, tanto de alunos quanto de professores, do que às armadilhas derivadas da falta de capacidade tecnológica.
São também indicativos de que as formas de ensino e aprendizagem que têm sido utilizadas como fórmulas de emergência para garantir a continuidade pedagógica evoluirão e se consolidarão após a reabertura, como parte do modelo híbrido com o qual teremos que conviver por enquanto.
Este modelo poderá tornar-se a nova norma pedagógica no ensino superior no contexto de uma previsível reestruturação da sua oferta.
Fonte: Iesalc/ UNESCO