CAPES e DFG financiarão projetos de Engenharia; período para inscrições das propostas vai até as 17h de 11 de fevereiro de 2022.
Cada projeto deve ter duração máxima de quatro anos. Além das bolsas, serão oferecidos recursos para manutenção, missões de trabalho e participação no fórum anual do programa. As informações constam na atualização do Edital nº 15/2021, referente ao Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa (PIPC) – CAPES/DFG, publicada na edição desta quinta-feira, 23 de dezembro, do Diário Oficial da União. O documento também está disponível no site da CAPES.
Instituições ainda não registradas no Sicapes têm até 4 de fevereiro para solicitar o cadastramento. Dúvidas e questionamentos a respeito do edital podem ser enviadas pelo sistema Linha Direta ou pelo e-mail inscricao.pipc@capes.gov.br, até 9 de fevereiro. No dia 28 do mesmo mês, a CAPES publicará a relação das inscrições recebidas.
A Fundação analisará as propostas até agosto. Os interessados terão um período de até três dias úteis, contados a partir da comunicação realizada pela CAPES, para recorrer. A decisão conjunta da Agência e da DFG está prevista para setembro e a divulgação do resultado, para novembro de 2022.
Dezembro é o mês estimado para o início das atividades dos projetos. A mobilidade dos bolsistas se dará a partir de 2023, sempre em março e setembro.
Sobre o programa
O Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa (PIPC) – CAPES/DFG é voltado ao fortalecimento da cooperação, formação e ampliação das redes de pesquisa entre brasileiros e alemães, além da mobilidade de alunos, professores e pesquisadores dos dois países. O programa ainda apoia projetos conjuntos para a criação de redes de pesquisa.