Maria Amalia Amery, reitora da universidade, diz que a área foi uma das mais impactadas pela disseminação da COVID-19
Entender os efeitos da pandemia na educação e capacitar escolas e universidades para o mundo digital. Esses são alguns dos objetivos das propostas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) para o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Impactos da Pandemia. A instituição teve três projetos selecionados.
Segundo Maria Amalia Amery, reitora da instituição, é importante que haja pesquisas nesse sentido, porque “a educação foi, talvez, a área mais fortemente impactada pela pandemia, da educação infantil até a pós-graduação”. Ela lembra que escolas e universidades fecharam as portas, atividades foram interrompidas e houve uma adaptação ao longo do processo. “Os efeitos estão em quem faz a ciência, nas crianças, nos adolescentes, nos jovens”, afirma.
A CAPES concederá 30 bolsas — 12 de mestrado, nove de doutorado e nove de pós-doutorado — para a instituição. Ainda haverá mais R$298 mil em recursos de custeio. “Cada projeto receberá dez bolsas, a serem distribuídas ao longo de dois a três anos. Assim, estabelecem-se linhas de pesquisa”, diz a reitora.
Os projetos da PUC-SP selecionados foram:
– Desenvolvimento de competências digitais na educação básica e superior;
– Pandemia da COVID-19 e seus impactos na educação básica do Brasil: diagnóstico e proposições interventivas na escola;
– Pandemia e infodemia de COVID-19: disseminação de discursos de informação e desinformação por meio de ecossistemas de texto e imagem.