Mercedes Bustamante, presidente da Fundação, participará da Quinta Conferência Internacional para o Equilíbrio Mundial, em Cuba
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, falará na quinta-feira, 26 de janeiro, sobre mitigação de alterações climáticas, na 5ª Conferência Internacional para o Equilíbrio Mundial “Com Todos e Para Todos” – Diálogo de Civilizações. O encontro teve início na terça-feira, 24, e segue até sábado, 28, em Havana, Cuba.
A agenda da conferência é ampla e envolve temas como o ecossistema e sua defesa, diversidade cultural, jornalismo, educação, direitos humanos, fome e segurança alimentar, entre outros. “A ciência conecta o mundo. São temas que envolvem o presente e o futuro da humanidade e precisam ser debatidos, e a mitigação das mudanças climáticas é parte disso”, diz Bustamante.
Referência internacional no tema, a presidente da CAPES é autora do capítulo sobre agricultura, silvicultura e outros usos da terra, do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC, na sigla em inglês) de 2019 a 2022. O IPCC foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 1988, para discutir as implicações e os riscos das mudanças do clima, propondo ações para mitigá-las. O Brasil é um dos 195 países-membros do Painel.
Sobre a conferência
A 5ª Conferência Internacional para o Equilíbrio Mundial “Com Todos e Para Todos” – Diálogo de Civilizações é organizado pelo Projeto José Martí de Solidariedade Internacional. Cuba criou o grupo, que hoje reúne pessoas de todo o mundo, em 2003, para homenagear os 150 anos do nascimento de José Martí, herói da independência cubana. Ao longo desses 20 anos, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) apoiou a iniciativa.
Legenda das imagens:
Banner: Mitigação de mudanças climáticas é um dos temas do encontro ao qual a presidente da CAPES comparecerá em Cuba (Foto: iStock)
Imagem 1: Mercedes Bustamante é a presidente da CAPES (Foto: Luis Fortes/MEC)
Imagem 2: Cartaz da 5ª Conferência Internacional para o Equilíbrio Mundial “Com Todos e Para Todos” – Diálogo de Civilizações (Foto: Reprodução Rádio Havana Cuba)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).