A portaria também define prazos para avaliação da pós-graduação stricto sensu para o ano de 2025
A CAPES publicou a Portaria nº 379, de 17 de dezembro de 2024, com o calendário do processo de Avaliação de Permanência 2021-2024 e das atividades da avaliação da pós-graduação stricto sensu para o ano de 2025.
O cronograma das atividades referentes à Avaliação de Permanência do quadriênio 2021-2024 possui 14 etapas. Dentre essas, a indicação dos destaques, na Plataforma Sucupira, por coordenadores de Programas de Pós-Graduação ocorrerá em abril de 2025, e entre maio e setembro. Coordenadores de Área farão as análises qualitativa, dos indicadores e da Comissão de Avaliação. A divulgação dos resultados finais está prevista para maio de 2026.
Com relação às atividades da avaliação da pós-graduação stricto sensu para o ano de 2025, o preenchimento da Coleta do ano-base 2024 deverá ser realizado na Plataforma Sucupira com acesso por meio de login e senha. Até 24 de março, o coordenador do programa de pós-graduação deverá preencher e chancelar os dados, e até 31 de março, a pró-reitoria, ou equivalente, realizará a homologação das informações.
A portaria também traz as datas para alterações nos programas de pós-graduação stricto sensu, como mudança de nomenclatura, na forma de atuação, na modalidade de programa, entre outras. E, também, para a submissão de projetos de cooperação entre instituições para qualificação de profissionais de nível superior (PCI). O calendário para Apresentação de Proposta de Curso Novo (APCN) será publicado ao longo de 2025.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES
Foto de Capa: iStock