A parceria prevê, inicialmente, dois editais, um ainda este ano e outro em 2023
A CAPES e o Ministério da Infraestrutura (MInfra) firmaram acordo na última terça-feira, 03 de agosto, para a criação do Prêmio CAPES/MInfra de Excelência em Pesquisa em Infraestrutura. O objetivo é premiar artigos científicos. A parceria prevê, inicialmente, dois editais, um deles a ser lançado ainda nos próximos dias, e outro em 2023.
A CAPES selecionará artigos aceitos ou publicados em periódicos de alto impacto. Para concorrer, é necessário ter pelo menos título de mestre ou ser estudante matriculado em programa de pós-graduação stricto sensu de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Os trabalhos podem ter sido realizados individualmente ou em coautoria. É preciso, ainda, ter relação com a área de infraestrutura, em especial com os temas de governança, aviação civil, planejamento, ferrovias e sustentabilidade.
O Prêmio CAPES/MInfra de Excelência em Pesquisa em Infraestrutura concederá R$20 mil a cada vencedor. Serão premiadas até cinco pessoas em 2021 e outras cinco em 2023. Os recursos são do Ministério da Infraestrutura. A CAPES ficará responsável por elaborar, publicar e conduzir a seleção nos dois editais. O primeiro edital tem previsão de ser publicado já em agosto.
“A CAPES tem a missão de democratizar a informação científica. Com esse prêmio, estimulamos e damos ampla divulgação, dentro e fora do País, à produção de pesquisas e estudos acadêmicos sobre temas de infraestrutura”, disse Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES.
O documento assinado é um acordo de cooperação técnica e deriva de um protocolo de intenções, possibilitando a formulação dos editais para as premiações. Ele já está vigorando e tem duração de 36 meses, período que pode ser prorrogado desde que o interesse seja manifestado até 60 dias antes do fim do prazo.
Fonte: CAPES