No último mês de novembro foi celebrado Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP).
No último mês de novembro foi celebrado Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP). A parceria estabelecida tem como propósito viabilizar a implementação de ações no âmbito do Programa Catalisa ICT para apoiar pesquisadores (mestres, doutores, mestrandos e doutorandos), possibilitando a conversão de suas pesquisas em negócios inovadores de base tecnológica, no sentido de gerar riqueza para o Brasil e melhorar a qualidade de vida da sua população.
O instrumento firmado é um arranjo inovador nas ações estabelecidas pelo CNPq por meio de Acordo de Parceria para PD&I Tripartite, em que a implementação é realizada por Fundação de Apoio, conforme estabelecido no Marco Legal de CT&I.
O Programa Catalisa ICT compreende uma jornada de aceleração com 4 etapas, com duração de aproximadamente 4 anos. É uma iniciativa articulada pelo SEBRAE, com a parceria de entidades do ecossistema nacional de inovação, com o objetivo de acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar a geração de riqueza e bem-estar para a sociedade, por meio da:
? criação de empresas de base tecnológica por mestres/mestrandos e doutores/doutorandos;
? transferência de tecnologia de pesquisadores/universidades para empresas; e
? inserção de mestres/mestrandos e doutores/doutorandos, capital humano qualificado, em pequenos negócios.
O Edital já está disponível neste link, tendo como data limite de inscrição o dia 30 de janeiro de 2022 às 23h59 (horário de Brasília).
Serão selecionados até 250 Planos de Inovação a serem contemplados com apoio de fomento, por meio de bolsas e auxílio para despesas de custeio.
Fonte: CNPq