ac603f27 5369 4802 9dfe 25e05856268d
ac603f27 5369 4802 9dfe 25e05856268d

Pós-graduação da CAPES é apresentada na Escola Superior de Defesa

A presidente destacou a importância da valorização de mestrados e doutorados para o desenvolvimento do País

“Não há País desenvolvido no mundo, sem que haja investimento em ciência, tecnologia e inovação”. A fala em defesa da pós-graduação brasileira foi feita por Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, durante apresentação das ações da Fundação aos alunos do Curso de Altos Estudos em Defesa do Ministério da Defesa. O evento aconteceu na terça-feira, 14 de março, na Escola Superior de Defesa, em Brasília.

A gestora traçou um panorama sobre ações sob responsabilidade da CAPES como o Sistema Nacional de Pós-Graduação e a formação de professores da educação básica. Ela apesentou dados sobre a pós-graduação no Brasil, comparando-os ao exterior e destacando a relação entre os países mais desenvolvidos do mundo e a quantidade e qualidade da produção científica. Atualmente, o Brasil é um dos 15 países que mais produz ciência do mundo, “mas pode e deve buscar posições melhores”.

image 3
Evento na Escola Superior de Defesa (Mateus dos Santos Neiva – Escola Superior de Defesa)

Outro ponto colocado foi a correlação da educação superior com a geração de conhecimento. Nesse sentido, mostrou dados de vários estados, reforçando a interiorização das pós-graduação nos últimos anos. Além disso, salientou as áreas que o Brasil se destaca mundialmente, como agricultura, saúde pública e ciência das plantas. Denise afirmou que é preciso “ligar o conhecimento gerado à sociedade e a empresas que são o lócus da inovação”.

Por fim, a presidente elencou parcerias mantidas com o Ministério da Defesa, tais como os Programas de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa V), de Cooperação Acadêmica em Defesa (Procad Defesa), de Desenvolvimento da Pós-Graduação em Recursos do Mar (PDPG Recursos do Mar), o acordo de cooperação com o Centro Tecnológico da Marinha de São Paulo e o Programa Antártico Brasileiro (Proantar), e apresentou os mestrados acadêmicos da Escola Superior de Guerra e da Universidade da Força Aérea, desenvolvidos em parceria com a CAPES.

Fonte: Redação CGCOM/CAPES

Imagem de Capa: Mateus dos Santos Neiva – Escola Superior de Defesa

Deixe um comentário