Após seis anos, o Conselho retoma diálogo com a sociedade e com as instituições brasileiras
Nos dias 17 e 18 de agosto, na sede da CAPES, ocorreu a primeira reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB) após seis anos sem debates. Os novos membros foram apresentados e o grupo tratou da retomada das suas atividades, como a organização da agenda de trabalho para 2023 e a indicação de membro do CTC-EB para o Conselho Superior da CAPES.
A volta do diálogo com a sociedade e com as instituições brasileiras, depois de seis anos, foi destacada como “momento histórico” por Marcia Ferreira, diretora de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, que preside o Conselho. Ela revelou que, ainda este ano, após o processo de reorganização e com contribuições do Conselho, a DEB irá lançar um edital voltado a “profissionais recém-formados que desejam seguir na carreira de professor”.
Alessio Lima, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), destacou a composição plural do Conselho, que “representa o tamanho do desafio da educação brasileira”. A necessidade de reverter a escassez de professores foi um dos pontos levantados por Lima, que trouxe, também, a questão da melhoria na qualidade dos atuais profissionais que chegam à rede de ensino.
Geovana Lunardi, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), e Cristiane Johann, da Universidade do Vale do Taquari (Univates), compartilham boas expectativas com o trabalho. Lunardi salientou o “momento de planejamento do Conselho” e Johann, a importância de “priorizar programas e políticas que já são efetivas, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor)”.
Legenda das imagens:
Banner e imagem 1: Participantes da 32ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (Foto: Edson Morais – CGCOM/CAPES)
Imagem 2: Marcia Ferreira, diretora de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES (esq) preside o CTC-EB (Foto: Edson Morais – CGCOM/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES