WhatsApp Image 2023 09 12 at 16.47.55
WhatsApp Image 2023 09 12 at 16.47.55

Diretoria da OEI Brasil troca de mãos

Com a designação de Raphael Callou (E) para o cargo de diretor-geral de Cultura na Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura em Madri/Espanha, Leonardo Barchini (D) assumiu hoje (12.09) como diretor e chefe da representação no Brasil.

WhatsApp Image 2023 09 12 at 16.47.55
Foto: site OEI NA IBEROAMÉRICA

“Assumo a Diretoria-Geral de Cultura com a missão de fortalecer a rede de cooperação junto aos 23 países que integram a OEI. A cultura  é o elemento mais íntimo de nossa identidade regional e também uma ferramenta importante de inclusão social e produtiva. Levaremos a nossa experiência para toda a OEI a partir de iniciativas importantes como a Co.liga, nossa escola virtual de economia criativa; o Museu de Arte do Rio, sob gestão da OEI; e o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), que pretendemos levar como referência para o conjunto da região”, declarou Callou ao ser nomeado para o cargo.

Cientista político formado pela Universidade Federal de Pernambuco e bolsista do Canadian Bureau for International Education, parte do Emerging Leaders in the Americas Program, e do U.S. Bureau of Education and Cultural Affairs, Callou esteve à frente da OEI Brasil nos últimos cinco anos, expandindo as ações do organismo internacional com parcerias com diferentes entes federativos e instituições do Terceiro Setor. Como destaques, a gestão do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR), a criação da escola virtual de economia criativa Co.liga, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a execução do Mercado das Indústrias Criativas e a realização da Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola.

Barchini é servidor de carreira de Ciência e Tecnologia do Governo Federal. É graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, mestre em Ciências Sociais pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas da Universidade de Brasília (UnB), e doutorando em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Hoje, deixa o cargo de secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação (MEC), onde atuou em outras funções, entre as quais a de assessor internacional. Esteve à frente da Coordenação-Geral de Cooperação Internacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e chefiou a Secretaria de Relações Internacionais e Federativas da Prefeitura de São Paulo. 

“Fazer parte da equipe da OEI será uma oportunidade única de utilizar a experiência adquirida no serviço público para desenvolver ações que contribuam para um ambiente de maior equidade, além de trabalhar para fomentar a integração regional e o fortalecimento do Brasil e de seus parceiros, em pontos tão cruciais para desenvolvimento humano, como a educação, a ciência e a cultura.”

A decisão foi anunciada hoje pelo secretário-geral, Mariano Jabonero, no âmbito da reunião do Conselho Assessor da OEI e da reunião de diretores, diretoras e corpo diretivo da OEI.

O diretor no Brasil e o secretário-geral da OEI se reúnem com o chanceler brasileiro para estreitar a cooperação internacional

Encontro ocorreu em Nova Iorque, durante a 78ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

Em seu primeiro compromisso oficial, nesta quarta (20.09), o novo diretor da OEI no Brasil, Leandro Barchini, juntamente com o secretário-geral da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Mariano Jabonero, reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores do país, Mauro Vieira, a fim de trabalhar uma nova agenda de cooperação com o governo brasileiro, reforçando o apoio que a OEI presta a diferentes processos de gestão pública, além de propor ações futuras sobre inclusão educacional e digitalização na região amazônica.

As atividades de cooperação da OEI no Brasil se iniciaram em 2001, quando foi assinado o acordo para o estabelecimento da representação da organização no país. Em 2013, o escritório brasileiro foi inaugurado e, desde então, o Governo Federal e a OEI têm trabalhado para melhorar a educação, a ciência e a cultura dos brasileiros.

No plano cultural, a OEI e o Brasil têm colaborado juntos para fortalecer a economia criativa, como a parceria com o Ministério da Cultura brasileiro para a realização do Mercado das Indústrias Criativas (MICBR) em novembro deste ano, na capital do estado do Pará, Belém. Aproveitando a ocasião, Barchini reuniu-se com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e equipe, como também com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

No campo educacional, iniciativas têm sido realizadas no Ensino Superior, com foco na avaliação das políticas educacionais brasileiras, especialmente aquelas voltadas à governança, à educação continuada, à alfabetização e à inclusão.

O trabalho conjunto do Brasil com a representação da OEI reflete-se, entre outros, no Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos que pela sua relevância internacional foi transformado em 2015 em Prêmio Ibero-americano.

Na mesma linha de fortalecer a cooperação com o Brasil, foram realizadas reuniões com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e com o presidente da Agência Brasileira de Exportações (Apex), Jorge Viana.

Fonte: OIE/ Brasil/ Notícias

Deixe um comentário