ENALIC ABERTURA CAPES
ENALIC ABERTURA CAPES

Encontro reforça diálogo e parceria na formação de professores

Enalic tem participação de alunos. CAPES destaca políticas de garantia do direito à educação de qualidade

Marcia Serra Ferreira, diretora de Formação de Professores da Educação Básica da CAPES, participou da solenidade de abertura do IX Encontro Nacional da Licenciatura (Enalic) na noite desta quarta-feira, 6. Ela destacou a retomada diálogo da Fundação com os fóruns representativos das instituições de ensino que ofertam cursos para os futuros profissionais que atuarão nas escolas.

“Temos hoje na CAPES uma gestão que defende as políticas de formação de professores e mantém o diálogo aberto com as entidades”, ressaltou a diretora. Simultaneamente ao Enalic, também acontecem o VIII Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do III Seminário Nacional do Programa de Residência Pedagógica. Os três eventos são realizados na Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado (RS).

image 16
Imagem: Márcia Ferreira, diretora da CAPES, e Sérgio Franco, do Forprofe-RS) (João Mendes – CGCOM/CAPES)

Marcia também defendeu um pacto entre o governo federal, as secretarias estaduais e municipais de Educação e as instituições de ensino superior para enfrentar o que hoje é chamado de “apagão das licenciaturas”, que é a falta de professores no ensino fundamental e médio. “Não teremos um País com justiça social sem a garantia de direitos educacionais para todos. Contamos com vocês, professores, para nos ajudar a transformar essa realidade”, reforçou ela, diante de uma plateia formada principalmente por bolsistas do Pibid e Residência Pedagógica.  

Evania Schneider, reitora da Univates, afirmou que a participação da CAPES no evento demonstra a importância que a Fundação dá às políticas de formação de professores. “O diálogo com a CAPES é uma grande realidade. As portas estão abertas para que as instituições possam – de fato – debater, discutir e buscar soluções para os problemas”, acrescentou. Cristiane Johann, presidente da Comissão Organizadora da Enalic, disse que o trabalho colaborativo e de forma sinérgica com a CAPES é de grande relevância “na construção de políticas públicas educacionais em defesa formação inicial e continua de professores da educação básica”.

image 17
Imagem: Lorenda Dasmaceno e Fernanda Villas Boas, da CAPES (João Mendes – CGCOM/CAPES)

Painéis de debate
Antes da solenidade de abertura, Marcia Ferreira se reuniu com integrantes do Fórum Estadual de Permanente Apoio à Formação de Profissionais da Educação Básica do Rio Grande do Sul (Forprofe-RS) e falou sobre os programas da CAPES. Sérgio Franco, representante do fórum, afirmou: “A CAPES é a principal parceira nessas frentes de formação de professores. Só é possível superar esse apagão da licenciatura no País com a sinergia entre as instituições que formam e que contratam os professores”. O Forprofe-RS agrega 33 instituições de ensino, conselhos educacionais e órgãos governamentais.

Em outro painel, Lorena Damasceno e Fernanda Villas Boas, coordenadoras-gerais da Diretoria de Formação da Educação Básica da CAPES, explicaram o andamento dos programas aos coordenadores institucionais do Pibid e Residência Pedagógica. Os participantes discutiram o planejamento para os futuros editais das duas ações.

Com participação de professores, pesquisadores e estudantes de licenciatura de todo o País, o Enalic termina nesta sexta-feira, 8. A programação completa está no site https://www.enalic.com.br/. O Encontro, que é organizado pelo Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais dos Programas Pibid e Residência Pedagógica e pela Univates, recebeu recursos do Programa de Apoio para Eventos no País para a Educação Básica (PAEP-EB) da CAPES.

Fonte: Redação CGCOM/CAPES

Deixe um comentário