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Fórum de Reitores discute cooperação em pesquisa e formação

Evento promovido pela CAPES e a Associação Chinesa de Educação para Intercâmbio Internacional reúne 180 representantes de instituições e governo.

A CAPES e a Associação Chinesa de Educação para Intercâmbio Internacional (CEAIE) realizaram nesta terça-feira, 3 de junho, o Fórum de Reitores Brasil/China, com objetivo de promover o diálogo e a cooperação internacional entre instituições de ensino superior, fortalecendo parcerias acadêmicas, científicas e de inovação. O evento reuniu, em Brasília, 180 representantes de instituições de ensino superior e de governos dos dois países. 

Ao participar da abertura do Fórum, o presidente substituto e diretor de Avaliação da CAPES, Antonio Gomes de Souza, destacou a dimensão da pós-graduação brasileira, com 500 mil estudantes em 7 mil cursos de mestrado e doutorado, e a responsabilidade da agência no fomento e avaliação deste sistema de formação e pesquisa. “O investimento em pesquisa tem contribuído para o avanço do país e na resolução de problemas que são típicos das nações em desenvolvimento. 

O dirigente disse ainda que “a geografia da produção de conhecimento no mundo mudou: hoje, temos pesquisadores trabalhando em ciência nos países considerados de renda média e baixa, mostrando que têm sido capazes de realizar pesquisa de qualidade.”  Reforçou ainda o interesse do Brasil em estreitar relações com a China para fortalecer as cooperações Sul-Sul. 

O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Marcus Vinícius David, ressaltou que o Fórum reafirma o compromisso bilateral com o fortalecimento da educação superior como pilar estratégico para o desenvolvimento sustentável e a promoção da inovação. “A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China reforçou a centralidade da educação na agenda bilateral com a assinatura de memorandos para ampliação da cooperação científica e institucional. ”Para ele, a internacionalização da educação superior é um instrumento de transformação social, redução de desigualdades e promoção da ciência e da tecnologia com responsabilidade. 

Para Yang Jun, vice-presidente e secretário-geral da CEAIE, o intercâmbio entre Brasil e China representa um avanço rumo a um mundo mais justo e sustentável. “É um canal para aumentar o conhecimento e a amizade”, reforçou. Segundo ele, a parceria é um forte instrumento para enfrentamento de crises e de promoção de um desenvolvimento integrado entre educação e empresas.

Na parte da manhã, foram realizados dois painéis de debates:   Acelerando o desenvolvimento do ensino superior na China e no Brasil com a reforma e a inovação como força motriz e Digitalização e Inovação na Educação. Pela CAPES, participaram os diretores Marcia Ferreira (Formação de Professores da Educação Básica) e Antônio Carlos Amorim (Educação a Distância). 

Participaram como debatedores Mariano Francisco Laplane, da Unicamp, Zhao Peng,vice-presidente da Beijing Jiaotong University, Yu Xianghui, vice-presidente Jilin University , Fernando de Barros Filgueiras, director de Informação Estratégica e Inovação do Ministério da Educação, Zhou Pengcheng, vice-presidente da Huazhong Normal University, Jin Li, vice-presidente da Southern University of Science and Technology, e Liu Xuanxuan, vice-presidente da Open University of China.      

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES

Foto de capa: Júlia Prado – CGCOM/CAPES

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