Desde a implantação do modelo, Autarquia realizou 218 visitas: 193 virtuais e 25 presenciais. Avaliações on-line mantêm padrão metodológico e rigor técnico.
Nesta última quarta-feira, 26 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) completa um mês de implantação da avaliação externa virtual in loco. Nesse período, a Autarquia realizou 218 visitas em 152 instituições de educação superior, sendo 193 virtuais e 25 presenciais. Desse total, 169 visitas foram para avaliação da autorização de novos cursos e 48 para avaliação institucional de credenciamento. Os dados são referentes ao período de 26 de abril a 25 de maio.
O Instituto tem o objetivo de realizar 600 avaliações em junho, 700 em julho e 800 em agosto, conforme cronograma que prevê a meta de 5 mil visitas virtuais até o final de outubro de 2021. Para o diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Luís Filipe Grochocki, a visita virtual tem dado mais celeridade ao processo de avaliação das instituições e dos cursos. “O resultado tem sido extremamente positivo. Estamos tendo maior agilidade na realização dessas avaliações, com transparência e qualidade, ao mesmo tempo em que mantemos a segurança dos avaliadores e dos avaliados”, pontua.
As avaliações on-line têm duração mínima de dois dias para avaliar os cursos e três dias para avaliação institucional. Durante as visitas virtuais, realizadas por videoconferência pela plataforma Teams/Microsoft, os avaliadores analisam documentos, entrevistam representantes institucionais e docentes, além de realizarem a avaliação das instalações físicas da instituição. Também são vistoriados os sistemas de informática utilizados, tal qual a avaliação presencial in loco. Nesse caso, apenas entrevistas e depoimentos sigilosos não podem ser registrados. Os demais procedimentos são gravados para maior transparência dos processos. Após as visitas on-line, os avaliadores têm até cinco dias para a finalização do relatório.
É importante ressaltar que a avaliação externa virtual in loco não muda a metodologia da avaliação presencial, mantendo o mesmo rigor acadêmico, técnico e metodológico das análises institucionais e de cursos de graduação. A diferença é a utilização da tecnologia, com uso de imagens ao vivo, no processo. De acordo com Grochocki, o retorno das instituições e dos avaliadores sobre o modelo virtual tem sido muito positivo.
Avaliação presencial – O Inep lembra que o novo formato ainda não atende a todos os cursos, mantendo o modelo de avaliação presencial para medicina, odontologia, enfermagem e psicologia.
Capacitação – Desde abril, a Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep tem realizado a capacitação de avaliadores credenciados nos instrumentos de avaliação de cursos e instituições para o formato virtual. As convocações são realizadas conforme as demandas do fluxo avaliativo e são ministradas a distância, por meio da plataforma Moodle, com duração de 16 horas. A habilitação para avaliar em modalidade virtual é concedida ao avaliador que completar todas as atividades disponibilizadas no curso, podendo emitir seu certificado de participação. Ao todo, já foram capacitados 1.571 avaliadores para avaliação externa virtual in loco. A previsão do Inep é capacitar mais 7.322 avaliadores até o final de 2021.
Guia de Boas Práticas – Para direcionar os avaliadores do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e os representantes institucionais durante as avaliações virtuais, o Inep desenvolveu o “Guia de Boas Práticas de Avaliação Externa Virtual in loco”. O material tem o objetivo de apresentar as principais mudanças que o novo formato de avaliação traz, os aspectos que permanecem inalterados e as boas práticas a serem adotadas durante o processo de avaliação externa virtual, de modo a otimizar as interações nesse novo contexto.
Com uma leitura fácil e didática, o guia especifica as ações direcionadas aos avaliadores e às instituições. Nos tópicos são detalhadas as alterações apresentadas pela avaliação virtual e indicadas as continuidades em relação ao modelo presencial. Os temas estão divididos em seções, referentes às etapas de trabalho: preparação para a avaliação, realização da avaliação externa virtual in loco pelas comissões, procedimentos associados e fluxos posteriores à avaliação.
Avaliação in loco – O Inep é responsável pela avaliação externa in loco de cursos das instituições de educação superior. O objetivo é garantir a qualidade do ensino ofertado nesse nível educacional, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O processo se baseia nos referenciais básicos para as regulações e as supervisões da educação superior.
As avaliações também servem como subsídio para a informação, por parte da sociedade, sobre a qualidade do ensino superior ofertado no Brasil. A avaliação institucional ocorre para que as instituições possam ser credenciadas ou recredenciadas, conforme decisão do Ministério da Educação (MEC). Do mesmo modo, o processo avaliativo dos cursos acontece para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas, reconhecidas, assim como ter renovação de reconhecimento conferida ou ainda transformação de organização acadêmica.
Acesse a Portaria n.º 183, que regulamenta a avaliação externa virtual in loco
Confira a Portaria n.º 165, que institui a avaliação externa virtual in loco