abruc post 7714
abruc post 7714

Inep: prejudicados por ‘questões logísticas’ que não fizeram a 1ª prova do Enem devem comparecer ao 2º dia de exame

Alunos deixam prova do Enem na Uerj Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo


Candidatos que não conseguiram entrar nas salas superlotadas podem pedir reaplicação da prova; procedimentos serão julgados individualmente


RIO — O Inep divulgou nesta terça-feira que participantes afetados por “questões logísticas” durante a aplicação da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no último domingo (17), devem comparecer ao segundo dia de exame (próximo domingo, 241/1), e poderão solicitar a reaplicação da primeira prova. Segundo o órgão, o candidato deverá, portanto, solicitar apenas a reaplicação da prova do dia em que se sentiu prejudicado.

“Portanto, cabe ressaltar que o participante poderá realizar, normalmente, as provas do próximo domingo, 24 de janeiro, caso tenha sofrido com questões logísticas no primeiro dia de aplicação”, diz a nota.

Saiba como fazer o pedido

Entre as situações previstas no edital para reaplicação estão: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao inscrito que solicitou uso de leitor de tela ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador, que tenha, comprovadamente, causado prejuízo ao participante.

Alunos que não fizeram a prova por conta das salas superlotadas podem pedir a reaplicação alegando “erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador”. A solicitação deve ser feita entre os dias 25 e 29 de janeiro, pela Página do Participante, em que o inscrito também deverá consultar o resultado da solicitação.

“Os casos serão julgados, individualmente, pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame será reaplicado pelo Inep em 23 e 24 de fevereiro”, diz a nota.

Foto: Brenno Carvalho

Fonte: O Globo

Deixe um comentário