O Ministério da Educação (MEC) marcou presença na 32ª Reunião do Comitê de Políticas Educacionais (EDPC), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, que aconteceu entre os dias 15 e 16 de novembro. A comitiva do MEC teve oportunidade de conhecer os projetos, da OCDE, que estão em andamento e outros que estão sendo planejados. Além de iniciativas exitosas, alinhadas às boas práticas internacionais, exibidas pelos outros países que compõem o Comitê Educacional.
Os temas prioritários em foco durante a reunião foram a importância da transformação digital, da comunicação, da colaboração entre os povos, a inclusão e a equidade na educação.
O Ministério da Educação foi representado pela secretária-executiva adjunta, Sylvia Gouveia; pelo secretário de Educação Básica, Mauro Rabelo; e pela assessora para Assuntos Internacionais, Roseli Alves.
Programação – O relatório de progresso dos projetos, em especial o da “Educação Profissional e Tecnológica (EPT) enfrentando o Futuro” teve grande repercussão no primeiro dia. Eles avaliaram até que ponto os sistemas EPT estão preparados para o futuro, em termos de capacidade de resposta, flexibilidade, inclusão, suporte a transições e fomento à inovação. O projeto também analisará os novos planos dos sistemas EPT para a transição verde e digital.
Também foi debatido o projeto PISA VET – Avaliação Internacional de Educação Profissional Tecnológica – trabalho que visa desenvolver uma metodologia de avaliação internacional voltada para EPT. A equipe da OCDE explicitou as áreas ocupacionais a serem trabalhadas, entre elas: a população-alvo, as habilidades de empregabilidade e o cronograma para a preparação da estrutura para a fase piloto de desenvolvimento da avaliação.
Vale ressaltar que as equipes técnicas do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) atuantes nesta temática têm participado ativamente em parceria com a OCDE neste projeto. O compartilhamento das experiências para ambos os lados, considerando a expertise do Brasil na área de avaliação e todo o trabalho da OCDE ao longo dos anos, é enriquecedor.
“A participação do MEC na OCDE ratifica que as políticas educacionais atualmente em curso no Brasil estão concomitantes com as boas práticas de outros países”, disse o Secretário Mauro Rabelo.
Já o segundo dia foi dedicado aos preparativos para a Reunião Ministerial de Educação, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de dezembro. Ao final, os integrantes das Comissões debateram os futuros projetos na área educacional, buscando alinhar a assertividade e as expectativas dos países-membros.
A Secretária Sylvia Gouveia reforçou a importância da articulação e do diálogo com a OCDE. “O foco é a melhoria da qualidade da educação nos diversos países que integram a Organização. Por isso, a troca de experiências só aumenta os nossos desafios”.
Fonte: MEC