O ministro da Educação, Victor Godoy, participou nesta quarta-feira (16) da LXI Reunião de Ministros de Educação do Mercosul. O evento é sediado em Montevidéu, no Uruguai, e tem o intuito de discutir a respeito do futuro da educação nos países que compõem o bloco. A reunião, que acontece uma vez por semestre, contou com a participação de autoridades da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai (Presidência pro tempore do mercosul), além de representantes do Chile, Equador e Peru.
Na oportunidade, representantes do Chile, Uruguai e Paraguai destacaram a importância de que sejam desenvolvidas políticas para a recuperação das aprendizagens, valorização dos docentes e capacitação profissional dos estudantes.
O ministro Victor Godoy destacou que a educação é uma forma de acesso à cidadania, sendo, portanto, direito legítimo do indivíduo e obrigação do Estado. “Além de alfabetizar, a educação deve desenvolver capacidades que sejam úteis social e profissionalmente, proporcionando às crianças, aos jovens e aos adultos um desenvolvimento integral.”, ressaltou.
Além disso, o titular do MEC destacou a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica instituída por meio de decreto presidencial, em maio deste ano. A medida visa implementar estratégias, programas e ações para a recuperação das aprendizagens e o enfrentamento da evasão e do abandono escolar na educação básica.
O ministro reforçou, ainda, que após quase três anos desde o início da pandemia de Covid-19, “os anseios decorrentes da crise vêm aos poucos se transformando em soluções, provando o quanto é possível alcançar quando se trabalha juntos e no mesmo sentido”, disse Godoy.
“A crise sanitária mundial levou à necessidade de se recriar e inovar, a fim de superarmos os obstáculos impostos à humanidade, e que atingiram diretamente a educação. E, mais do que isso, nos evidenciou que os sistemas educativos precisam ser adaptáveis, flexíveis e capazes de responder efetiva e equitativamente às mudanças, ou seja, impor o conceito de resiliência a esses sistemas. Resta evidente a importância da cooperação regional e global para o desenvolvimento econômico e social das nações.”, destacou o ministro.
Além de participar da reunião, o ministro Victor Godoy também visitou o Edifício Mercosul, sede do bloco, e a Fundação Ceibal, para conhecer o projeto socioeducativo do Uruguai de inclusão por meio de ferramentas digitais.
Recuperação das aprendizagens
Os participantes do evento reconheceram que os países passam por uma crise educacional agravada pelo impacto da pandemia.
Durante as explanações, foram destacadas as ações realizadas pelo Brasil para mitigar os impactos da pandemia. “Antes mesmo da pandemia, lançamos a nova política de alfabetização brasileira, elaborada com a contribuição de uma centena de especialistas nacionais e internacionais. Hoje, mais de 90% dos municípios brasileiros já adotam a nova política e apresentam resultados animadores. Atualmente, nossas crianças do primeiro ano do ensino fundamental têm a oportunidade de aprender a ler e a escrever com intervenções pedagógicas baseadas em evidências científicas, diferentemente do que ocorria no passado.”, destacou Godoy.
Nessa perspectiva, as ações educacionais adotadas pelo Brasil, em especial de alfabetização e de recuperação das aprendizagens, têm como finalidade a conquista da educação inclusiva e equitativa de qualidade para todos os cidadãos do país.