A Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC) volta a questionar o Ministério da Educação sobre novos problemas registrados no Programa Universidade Para Todos (Prouni). O resultado da 2ª chamada deveria ser divulgado na segunda-feira (29), mas instituições e estudantes seguem enfrentando dificuldades para acessar a lista de aprovados, tanto no site, quanto no SISPROUNI.
Segundo a ABRUC, as Instituições de Ensino Superior (IES) não podem dar continuidade nos processos documentais dos estudantes sem a divulgação dessa lista, o que pode inviabilizar o ingresso desses alunos nos cursos pretendidos em 2022.
É importante ressaltar que, na 1° fase do Programa, também houve atrasos na divulgação que comprometeram o ingresso de estudantes em diversas instituições do país.
Problema recorrente
A ABRUC reforça que o descumprimento de prazos estabelecidos em editais já se tornou uma marca do MEC. O problema só agrava o descompasso entre o cronograma ministerial e o calendário acadêmico das IES. O MEC não consegue cumprir seu planejamento no atendimento aos alunos e prejudica o cronograma das IES.
Para a ABRUC, o atraso na liberação dos resultados da 1ª e 2ª chamadas para as IES evidencia a desorganização instaurada do Prouni, potencializado pelo SISPROUNI que teve dificuldades para reconhecer o perfil das IES Beneficentes.