Observe os pré-requisitos para concorrer a uma bolsa integral ou parcial em uma instituição de ensino particular
As inscrições para o Prouni estão abertas e vão até 3 de março. O Programa oferece cerca de 288 mil bolsas parciais e integrais em instituições de ensino superior particulares em todo o país.
Antes de se candidatar, o estudante deve preencher alguns pré-requisitos: ter realizado o Enem 2021 ou 2022; ter alcançado 450 pontos de média nas notas do Exame; não ter tirado zero na redação e nem ter participado na condição de treineiro.
Existem outros critérios: ter cursado todo o ensino médio na rede pública; estudado em uma escola particular, na condição de bolsista parcial ou integral. Pessoas com deficiência, conforme a legislação, e professores da rede pública de ensino que buscam licenciatura ou pedagogia também podem concorrer.
Importante ressaltar que as bolsas integrais ou parciais estão disponíveis de acordo com a renda familiar bruta mensal per capita. Para saber mais, basta conferir o edital
Passo a passo:
– Entre no portal acessounico.mec.gov.br/prouni
– Cadastre o seu login único do Governo Federal e preencha com o seu CPF e senha. Se for o primeiro acesso, crie login e senha no portal gov.br.
– Preencha seus dados cadastrais.
– Informe o seu e-mail e telefone de contato para receber os comunicados periódicos referentes a prazo e resultado.
– Confirme que está de acordo com a documentação exigida para a comprovação das informações.
– Clique em salvar e prosseguir.
– Preencha os campos sobre a raça/cor, se é pessoa com deficiência, em qual escola cursou o ensino médio, se é professor da rede pública e se tem vínculo acadêmico.
– Depois, preencha a declaração confirmando os dados.
As bolsas integrais ou parciais do Prouni estão disponíveis de acordo com a renda familiar bruta mensal per capita. Confira o edital para saber mais sobre essas regras. O participante deve ficar atento à comprovação de renda exigida na hora da matrícula na instituição de ensino.
– Selecione, na ordem da sua preferência, até duas opções de instituição de ensino, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.
Pronto, agora você já é um forte candidato a ingressar em uma universidade particular por meio do Prouni. Acompanhe com frequência o portal Acesso Único para saber a sua classificação.