Prova será elaborada com base nas matrizes de referência e nos instrumentos utilizados na avaliação teórica do Enade das Licenciaturas
A Prova Nacional Docente (PND) será aplicada em 26 de outubro, com o objetivo de aprimorar a formação de professores, incentivar concursos públicos e ampliar o número de docentes qualificados nas redes públicas de ensino.
Promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a PNDserá feita com base nas matrizes de referência e nos instrumentos utilizados na avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas.
O conteúdo tem como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores da educação básica, dispositivos normativos e legislações que regulamentam o exercício profissional nas áreas avaliadas.
As matrizes de referência de cada curso, já publicadas no Diário Oficial da União (DOU), definem o perfil esperado dos docentes, bem como as competências, habilidades e conteúdos avaliados na PND. Elas também orientam a elaboração das questões com base no Banco Nacional de Itens (BNI) da educação superior, coordenado pelo Inep.
Assim como no Enade das Licenciaturas, a estrutura da prova será composta por duas partes: formação geral e componente específico. A aplicação terá duração total de cinco horas e trinta minutos.
A parte de formação geral contará com 30 questões de múltipla escolha e uma discursiva, elaboradas a partir de temas relacionados à formação de professores. Já a parte de componente específico terá 50 questões objetivas.
A questão discursiva avaliará não apenas os conhecimentos relacionados à formação de professores, mas também aspectos como clareza, coerência, coesão textual, argumentação, vocabulário e correção gramatical, conforme critérios estabelecidos na matriz de referência.
Inscrições – Os interessados têm até a próxima sexta-feira, 25 de julho, para se inscrever, por meio do Sistema PND. Até essa data, também é possível solicitar atendimento especializado e uso de nome social.
A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até 31 de julho. Estão isentos do pagamento da taxa estudantes concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas que solicitaram a isenção, bem como cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e doadores de medula óssea.
- Os estudantes habilitados e devidamente inscritos por suas instituições de ensino no Enade das Licenciaturas 2025 devem acessar o Sistema PND, preencher as informações solicitadas e efetivar sua inscrição.
Além dos estudantes concluintes inscritos no Enade, podem realizar a prova todas as pessoas com formação em cursos de licenciatura que tenham interesse em participar de concursos ou processos seletivos promovidos pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios que adotem o resultado da avaliação como etapa de admissão.
PND – A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país.
As regras e os procedimentos para realização da PND estão disponíveis na Portaria n.º 399/2025. A prova será aplicada anualmente, voltada a licenciados.
Mais Professores – Instituído pelo Decreto n.º 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi construído em reconhecimento ao papel central dos docentes no processo de aprendizagem dos estudantes e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de professores no ensino público e valorizar os profissionais do magistério, proporcionando-lhes recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
O programa visa atender 2,3 milhões de docentes em todo o país e prevê as seguintes iniciativas, além da PND: Bolsa Mais Professores, Pé-de-Meia Licenciaturas, Portal de Formação e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.