abruc post 5054
abruc post 5054

Professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e bolsista do CNPq é escolhido como titular de Cátedra da UNESCO

O bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Danilo Streck, professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), será o titular da Cátedra “Educação para a cidadania e justiça socioambiental”, que fará parte da rede do Programa Cátedras UNITWIN/UNESCO. A rede envolve mais de 850 instituições em 117 países e tem por objetivo promover a cooperação entre universidades, em áreas consideradas prioritárias.

Graduado em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1972), com mestrado em Educação Teológica – Princeton Theological Seminary (1975) e doutorado em Fundamentos Filosóficos da Educação – Rutgers – The State University of New Jersey (1977), Streck é professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Coordenador do grupo de pesquisa Mediações pedagógicas e cidadania, atua principalmente em temas como educação popular, mediações pedagógicas e processos participativos, pedagogia latino-americana, cidadania global e internacionalização da educação.

Integrou o Comitê Assessor da área da Educação do CNPq (2013-2018) e o Comitê Assessor da área da Educação e Psicologia da FAPERGS (2013-2016). É editor executivo da Revista International Journal of Action Research. Em 2019 recebeu o Prêmio Pesquisador Gaúcho (destaque em Educação), da FAPERGS. 

O projeto foi aprovado pela UNESCO, em Paris, e obteve parecer favorável do escritório nacional da UNESCO, em Brasília, com o apoio de mais de duas dezenas de instituições nacionais e internacionais. As cátedras UNESCO têm o objetivo de construir pontes entre a academia, a sociedade civil e as comunidades locais, além de informar decisões em políticas sobre o tema a que se destina, no caso, a educação para a cidadania e para a sustentabilidade. A Cátedra ministrada pelo professor Streck será sediada na UCS e contará com parcerias nacionais e internacionais.

Fonte: CNPq

Deixe um comentário