“Ensino superior no Brasil: o padrão de expansão com concentração no setor privado e sua relação com as desigualdades de oportunidades educacionais” foi tema do evento do MEC
Na quinta-feira, 24 de agosto, o Ministério da Educação (MEC) realizou mais uma edição do ciclo de seminários Seres em Diálogo. O terceiro encontro da série debateu acerca do estudo “Ensino superior no Brasil: o padrão de expansão com concentração no setor privado e sua relação com as desigualdades de oportunidades educacionais”. A palestra foi apresentada pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Flávio Carvalhaes.
O estudo analisou questões como: o que mudou na oferta de educação superior brasileira em seu período de expansão entre 2002 e 2016; como o padrão de acesso ao ensino superior no Brasil se compara ao de outros países; e desigualdade de oportunidades educacionais – como o perfil socioeconômico dos alunos se combina com o desempenho no acesso ao ensino superior brasileiro.
Para Carvalhaes, no Brasil, há desigualdade de oportunidades, especialmente ao analisar o desempenho e o padrão socioeconômico dos estudantes. “Os alunos mais ricos têm probabilidades mais altas de entrar no ensino superior e isso está reproduzido nos extratos mais altos de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, afirmou.
Com base na análise de desempenho do Enem, o estudo revela que o ensino superior público brasileiro é, basicamente, composto por alunos de altíssima performance. “Ter desempenho alto, infelizmente, é um privilégio dos alunos mais ricos. E é isso que ancora a desigualdade de acesso ao ensino público, que é favorável aos mais ricos”, pontuou.
Carvalhaes destaca, contudo, que, ao longo da análise de distribuição de desempenho, é possível perceber que não há diferença entre alunos pobres e ricos na probabilidade de transição. Segundo o pesquisador, nessa linha de análise, estudantes pobres e ricos podem se equiparar em termos de desempenho, “porém alunos pobres têm menos condições de chegarem ao desempenho alto. E isso é importante na estruturação da desigualdade do setor”.
Seres em Diálogo – O seminário é realizado pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC, com o objetivo de discutir temas importantes para a educação superior no Brasil, contando com a contribuição de especialistas de universidades brasileiras e do próprio Ministério da Educação. Desde junho, o seminário ocorre mensalmente e é aberto à comunidade.
O ciclo busca contribuir para a aproximação entre formuladores de políticas públicas e as pesquisas mais recentes desenvolvidas no meio acadêmico e no âmbito dos institutos de pesquisa governamentais.
Agenda – Estão previstos mais quatro encontros até dezembro, que abordarão temáticas afinadas com as atribuições da Seres e com a educação superior em geral, como a tomada de decisões estudantis e dispositivos de distribuição de vagas na educação superior, egressos e inserção no mercado de trabalho, modelos institucionais na América Latina e avaliação da educação superior.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Seres