f160b905 1bb6 4ac7 9ccd 8af4e82f392d
f160b905 1bb6 4ac7 9ccd 8af4e82f392d

Webinário detalha edital do Programa CAPES Global.edu

Evento virtual reuniu cerca de 300 representantes de instituições de ensino superior e pesquisa do Sistema Nacional de Pós-Graduação

Webinário realizado na última sexta-feira, 18 de julho, detalhou o conteúdo do  Edital nº 13/2025 do  Programa Redes para Internacionalização Institucional – CAPES Global.edu. Cerca de 300 representantes de instituições de ensino superior e pesquisa do Sistema Nacional de Pós-Graduação puderam esclarecer dúvidas sobre a nova iniciativa da Fundação voltada ao fortalecimento do Brasil no cenário internacional por meio da formação de alto nível e da ciência.

No evento, a coordenadora-geral de Programas Institucionais e Bolsas Internacionais da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES, Vanessa Araújo Vargas, apresentou os objetivos, as regras do processo seletivo, o público a ser atendido, os critérios de composição das redes de instituições, os tipos de financiamentos e o cronograma. Durante o webinário, a representante da editora Elsevier, Fernanda Gusmão, falou   sobre o acesso gratuito à plataforma SciVal, que será disponibilizado por três meses às instituições que participarem do edital.

Na abertura do webinário, a presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, afirmou que o programa é uma mudança de paradigma na internacionalização da ciência e da pós-graduação brasileiras e traz um desenho inovador. “É uma iniciativa sólida, construída pela base, de maneira democrática, e que queremos que dê muito certo. Por isso, vamos continuar em diálogo com a comunidade acadêmica para promover um país desenvolvido nos aspectos socioeconômicos, culturais, científicos e tecnológicas, reduzindo as desigualdades”, ressaltou

O diretor de Relações Internacionais, Rui Oppermann, destacou que a realização do webinário é o compromisso de que o programa continuará sendo construído, como ocorre desde o início da sua elaboração, da base da produção científica e tecnológica nas instituições até chegar a CAPES. “Temos agora um momento muito importante que é manter esse diálogo, com troca de informações, para que possamos contribuir para qualidade das propostas”, reforçou.

O prazo para apresentação dos projetos para o CAPES Global.edu vai até 30 de outubro. A agência federal ainda realizará mais dois webinários para explicar o funcionamento do programa. Um sobre orçamento e outro relacionado aos documentos necessários para execução das atividades.

Programa terá redes de instituições e duração de cinco anos
As atividades do CAPES Global.edu começarão em 2026, com finalização prevista para 2031. Serão concedidos R$ 350 milhões anuais para o programa. Os itens financiáveis incluem missões de trabalho internacionais para viabilização de acordos e execução de projetos, bem como de apresentação de resultados em congressos e eventos, além de bolsas dentro e fora do país, a partir de setembro do próximo ano.

As modalidades das bolsas no exterior são doutorado-sanduíche, professor visitante sênior e júnior, e capacitação de curta duração. No Brasil, as ofertas são para atrair pesquisadores de outros países: professor visitante no Brasil, jovem talento, pós-doutorado e doutorado-sanduíche.

O CAPES-Global.edu funcionará por meio de formação de redes de instituições de ensino e pesquisa das diferentes regiões do País.  O objetivo é incentivar a formulação de planos estratégicos de internacionalização pelas participantes e o aperfeiçoamento da governança da internacionalização.

As redes se organizarão em torno de temas centrais e serão compostas por quatro a seis instituições, estruturadas em coordenadora e associadas. A coordenadora de cada uma delas deverá ter programa de pós-graduação avaliado pela CAPES com nota 5, 6 ou 7, em áreas do conhecimento relacionadas aos temas definidos pela rede, além de possuir parcerias internacionais consolidadas.

As instituições associadas deverão ter programas recomendados pela CAPES com nota igual ou superior a 3, alinhados aos temas definidos pela rede, além de parcerias internacionais em andamento ou em prospecção. É preciso que as participantes estejam situadas em diferentes regiões do Brasil, com pelo menos uma localizada no Norte, no Nordeste ou no Centro-Oeste.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Fonte: Redação CGCOM/CAPES

Foto de capa: Print da tela de reunião (Divulgação)

Deixe um comentário