Live sobre a ferramenta de gestão das ações de formação de professores da educação básica vai ao ar às 15h de quinta-feira
Na próxima quinta-feira, 13 de abril, o Ministério da Educação e a CAPES realizam, em Brasília, evento comemorativo da Plataforma Freire, principal instrumento de gestão das ações de formação de professores e que reafirma o compromisso do Governo Federal com a valorização da Educação Básica. A data está ligada ao educador Paulo Freire: foi em 13 de abril de 2012 que a Lei nº 12.612/12, o declarou patrono da Educação brasileira. A cerimônia terá transmissão ao vivo, pelo YouTube, a partir das 15h. Camilo Santana, ministro da Educação, e Mercedes Bustamante, presidente da Agência, participarão.
Criada em 2009, a Plataforma Freire – cujo nome homenageia o educador e patrono da Educação no Brasil, Paulo freire – foi pensada para gerir, exclusivamente, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A CAPES assumiu a ferramenta em 2012 e, ao longo dos anos, aumentou seu alcance. Desde 2018, ela também engloba os Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica. No ano passado, somaram-se a essas ações os Programas de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB).
Autor de A Pedagogia do Oprimido, obra lançada em 1968 e traduzida para mais de 40 idiomas, Freire dedicou boa parte de sua vida à alfabetização e à educação da população a partir da consciência crítica. Com seu trabalho reconhecido mundialmente, em 1986 recebeu o Prêmio da Unesco de Educação para a Paz.
Acesse o canal da CAPES no YouTube.