Consulta pública faz parte da preparação para o evento de seguimento da Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe, que ocorrerá em 2024, em Brasília
Autoridades governamentais e diretores de ensino superior da Argentina, do Brasil, da Colômbia e do México debateram nesta segunda-feira, 4 de dezembro, o Eixo Temático 1 da Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe 2018 (CRES+5): “Ensino superior como parte do sistema educacional”. A discussão ocorreu durante a consulta pública da CRES+5, que teve como tema “O papel das instituições de ensino superior na revalorização e dignidade das profissões docentes: da formação inicial ao ensino superior”.
O debate contou com a participação de: Oscar Alpa, secretário de políticas universitárias, representando a Argentina; Marcia Serra Ferreira, diretora de formação de professores, representando o Brasil; Andrés Felipe Mora, membro do conselho nacional de professores, representando a Colômbia; e Mario Chaves, diretor de Escolas de Formação de Professores, representando o México. O encontro foi moderado por Maria Beatriz Luce, professora de Política e Gestão Educacional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro do Conselho de Administração da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).
Consultas – As consultas públicas, que começaram em setembro deste ano e irão até janeiro de 2024, têm sido preparadas por cada Grupo de Trabalho (GT) referente aos 12 Eixos Temáticos da Conferência, por meio de eventos virtuais, com o objetivo de debater e recolher informações sobre os assuntos tratados pelos respectivos Eixos. Os encontros contam com a participação de especialistas e são coordenados pelos consultores de cada GT. As contribuições aportadas pelos participantes em cada encontro são sistematizadas pelos consultores, os quais são responsáveis pela elaboração do documento-base de cada Eixo Temático da CRES+5.
Os debates acontecem pela plataforma Zoom e são abertas a toda a comunidade, mediante inscrição prévia. Com o apoio do Iesalc/Unesco, do Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) — e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o objetivo é enriquecer o debate e as contribuições para a construção consensual da CRES+5, ampliando a representatividade e a relevância para todos os atores do ensino superior da região.
Agenda – A próxima consulta pública para a CRES+5 será na terça-feira, 5 de dezembro, às 13h (horário de Brasília), por meio da plataforma Zoom, sobre assuntos relacionados ao Eixo Temático 3: “Ensino superior, internacionalização e integração regional da América Latina e do Caribe”. Durante o evento, será aberto um diálogo construtivo entre todos os participantes, com moderação dos consultores que supervisionam os trabalhos deste eixo.
CRES+5 – A Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe 2018 (CRES+5) será promovida pelo Brasil em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mediante o Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Iesalc). O evento acontecerá de 13 a 15 de março de 2024, em Brasília (DF).
Um dos compromissos indicados na 3ª Conferência Regional de Educação Superior América Latina e Caribe (CRES 2018), realizada em Córdoba (Argentina), foi realizar uma reunião de seguimento cinco anos depois, intitulada CRES+5. A proposta é promover um processo participativo para destacar os avanços alcançados, os desafios que permanecem e as questões emergentes, em particular na fase posterior à Pandemia. Na CRES 2018, foi aprovada uma Declaração e se estabeleceu um ambicioso Plano de Trabalho para o período 2018-2028.
O plano de ação criado na CRES 2018 possui algumas diretrizes, entre elas estão: o papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe; a educação superior, diversidade cultural, interculturalidade, internacionalização e integração regional na América Latina; a pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motor do desenvolvimento humano, social e econômico para a América Latina e o Caribe; e a formação de professores.
Além dos sete eixos temáticos em torno dos quais girava a CRES 2018, a Primeira Reunião Preparatória da CRES+5 — realizada em março de 2023, em Córdoba, na Argentina — definiu e acrescentou novos eixos para coordenar e orientar os debates regionais sobre a educação superior na América Latina e no Caribe. Para coordenar os trabalhos de cada eixo temático, foi formado um Grupo de Trabalho composto por especialistas. Mais informações sobre os eixos temáticos estão disponíveis na página da Unesco.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu