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Educação Superior: Conferência aborda modernização da educação superior

Encontro da Academia Brasileira de Ciências discutiu modernização do ensino superior. MEC foi representado pela Secretaria de Educação Superior

OMinistério da Educação (MEC) participou, nesta segunda-feira, 8 de abril, da Conferência Livre Preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), sobre o tema “Modernização do ensino superior para o desenvolvimento sustentável”. A reunião, realizada em formato híbrido, cuja parte presencial ocorreu no Rio de Janeiro (RJ), foi promovida pelo Grupo de Trabalho sobre o Ensino Superior Brasileiro, da Academia Brasileira de Ciências (ABC).   

O secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil, foi um dos palestrantes do painel “Análises e propostas para o sistema de instituições de ensino superior públicas, com o objetivo de ampliar fortemente, de forma economicamente viável, a contribuição do setor público na formação de bacharéis e licenciados”. O moderador foi o acadêmico Ado Jorio de Vasconcelos, e o painel contou com a participação do professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rodrigo Barbosa Capaz, e do diretor-secretário da Academia Brasileira de Educação, Ronaldo Mota.   

Em sua apresentação, Alexandre Brasil elencou um diagnóstico abrangente sobre acesso, permanência, extensão universitária e qualidade da formação; e apontou desafios voltados ao enfrentamento da evasão e à preparação para as transformações do mundo do trabalho. Além disso, o secretário de Educação Superior do MEC também falou sobre o contexto econômico, social e político atual e dos últimos anos.   

“Nos últimos anos, houve o aumento da pobreza e com isso a necessidade de trabalhar por parte de muitos de nossos alunos, o que tem dificultado a permanência deles no ensino superior. Houve, ainda, um ataque à credibilidade das universidades públicas e mudanças no mundo do trabalho, com todo o processo de precarização, que têm consequência direta na formação e conclusão de um curso superior de quatro anos”, falou.   

Para Alexandre Brasil, os avanços da tecnologia impactaram e mudaram o perfil dos estudantes, que atualmente são “nativos digitais”. “Um elemento que, para mim, é muito impressionante, é o crescimento dos cursos de educação a distância. Provavelmente, eles devem ultrapassar, no próximo Censo, em termos totais, as matrículas em cursos presenciais do ensino superior brasileiro. O crescimento, a partir de 2017, é bastante impressionante. É algo sobre o qual o MEC tem se debruçado e atuado, para repensar, discutir, avaliar e regular esse crescimento”, apontou.  

Outros temas debatidos na conferência foram: “O combate à evasão, melhorias do processo de seleção dos ingressantes, estímulo à sua permanência na instituição pela adoção de um modelo flexível que permita ao estudante definir seu itinerário acadêmico”; “Criação de centros de formação de recursos humanos em áreas estratégicas”; e “Medidas para promover uma reestruturação do sistema de avaliação de programas de pós-graduação, compatíveis com os objetivos de promover o desenvolvimento das áreas tecnológicas e de inovação.  

Conferência – A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação será realizada nos dias 4, 5 e 6 de junho, em Brasília (DF), sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo da CNCTI é analisar os programas e os planos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023 e os seus resultados, com vistas a propor recomendações para a elaboração da ENCTI 2024-2030, além de ações a serem executadas em longo prazo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)  

Imagem de Capa: Site do Ministério da Educação – Publicado em 08/04/2024 17h51

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