Durante encontro, foram avaliados trabalhos realizados pelas forças de segurança na realização do exame. Reaplicação ocorrerá com mesmo esquema de segurança
Nesta terça-feira, 14 de novembro, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, foi recebido pelo secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Tadeu Alencar. O encontro teve como tema a operação realizada durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que ocorreu em 5 e 12 de novembro e foi avaliada positivamente.
O alinhamento das ações de segurança para a reaplicação, que ocorre na mesma data em que a aplicação para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL), nos dias 12 e 13 de dezembro, também esteve na pauta.
Tadeu Alencar comentou que a integração com os diferentes órgãos do MJSP permitiu manter a ordem e a segurança, além de dar total apoio logístico tanto nos dias que antecederam o Enem, quanto nos dias de aplicação.
“A avaliação é que foi um sucesso o Enem 2023. O êxito que aconteceu na aplicação regular e ordinária das provas vai se repetir também nessa aplicação suplementar. Essa fórmula está sendo exitosa e vamos manter. Vamos reforçar sempre os cuidados, dada a importância que o concurso possui para milhões de estudantes do Brasil inteiro, além da responsabilidade que o governo do presidente Lula, por meio do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça, também tem com o tema, que é uma importante questão para a educação brasileira”, comentou o secretário.
Manuel Palacios afirmou que a aplicação das provas transcorreu com tranquilidade em todo o país e destacou que o Inep recebeu apoio de todas as áreas do governo federal, bem como dos estados. “Estamos hoje, aqui, fazendo uma reunião com o secretário nacional de Segurança Pública para providências que possam assegurar condições ainda melhores para os próximos dias 12 e 13 de dezembro, quando teremos a reaplicação do Enem para os casos previstos em lei”.
Unindo forças – A Operação Enem 2023 foi executada nos 26 estados e no Distrito Federal. O trabalho foi monitorado em tempo real pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), do MJSP, em Brasília. Nos estados, o monitoramento foi realizado nos Centros Integrados de Comando e Controle Estaduais (CICCEs) ou em estruturas similares.
A atuação integrada envolve MEC; Inep; Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp); Polícia Federal (PF); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Ministério da Defesa (MD); Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT); Secretarias de Segurança Pública – polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); guardas municipais; concessionárias de energia, água e telefonia; além da empresa aplicadora do exame.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os resultados do exame serão divulgados em 16 de janeiro de 2024.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep com informações do MJSP